Hora Brasileira

2024 FIFA Intercontinental Cup: Estrutura e Detalhes do Torneio

Publicidade

2024 FIFA Intercontinental Cup: Estrutura e Detalhes do Torneio

Inauguração da Copa Intercontinental da FIFA em 2024, substituindo a versão anual do Mundial de Clubes, com novo formato e participantes.
Gianni Infantino- FIFA
Gianni Infantino- FIFA

A edição inaugural da Copa Intercontinental da FIFA de 2024 marca o início de um novo torneio de futebol de clubes organizado anualmente pela FIFA. Este torneio incluirá seis equipes vencedoras dos campeonatos continentais anteriores de cada confederação da FIFA, competindo em um formato de eliminação única. O evento está programado para dezembro de 2024, com as primeiras rodadas sendo disputadas no estádio de uma das equipes e as rodadas posteriores em local neutro.

Substituição do Mundial de Clubes:

Este torneio serve como substituto para a versão anual da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que foi reestruturada em um torneio quadrienal com mais participantes. O nome é uma homenagem à antiga Copa Intercontinental, que teve sua última edição em 2004, envolvendo equipes da CONMEBOL e UEFA. Os vencedores da Liga dos Campeões da UEFA terão vagas diretas na final da Copa Intercontinental. O formato e nome do torneio foram aprovados pelo Conselho da FIFA em 17 de dezembro de 2023.

Formato do Torneio:

  • Primeira Rodada: O vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2023–24 ou da Liga dos Campeões da CAF 2023–24, determinado por sorteio, será o anfitrião do vencedor da Liga dos Campeões da OFC de 2024.
  • Segunda Rodada: O vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2024 ou da Liga dos Campeões da CAF 2024 receberá em casa o vencedor da primeira rodada. O vencedor da Copa dos Campeões da CONCACAF 2024 e o vencedor da Copa Libertadores de 2024 se enfrentarão no estádio de uma das equipes.
  • Play-off: Os vencedores das partidas da segunda rodada se enfrentarão em um local neutro em 14 de dezembro.
  • Final: O vencedor da rodada de play-off jogará contra o vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2023–24 em um local neutro em 18 de dezembro.

 

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo