Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Ciclone Extratropical no RS: A Maior Tragédia Natural dos Últimos 40 Anos

Publicidade

Ciclone Extratropical no RS: A Maior Tragédia Natural dos Últimos 40 Anos

O ciclone extratropical que atingiu o RS resultou em 27 mortes, superando o desastre anterior e tornando-se a maior tragédia natural do estado em quatro décadas.
Em junho, o governo estadual havia declarado que a passagem de um ciclone extratropical, que devastou cidades principalmente no Litoral Norte e na região dos Vales,
Em junho, o governo estadual havia declarado que a passagem de um ciclone extratropical, que devastou cidades principalmente no Litoral Norte e na região dos Vales,

A Defesa Civil do estado confirmou mais seis mortes causadas pela chuva no RS nesta quarta-feira (6), todas em Roca Sales, na Região dos Vales. Assim, o total de vítimas fatais da passagem do ciclone pelo estado é de 27. Estas 27 mortes já superam a maior tragédia natural das últimas quatro décadas no estado, quando 16 pessoas morreram em junho.

Declaração do Governador

Na noite de terça, o governador Eduardo Leite confirmou que se trata da pior tragédia natural do estado. Ele afirmou: “Não tem sido um ano fácil para o Rio Grande do Sul. Mas nosso povo é resiliente e forte, e nós vamos estar unidos para superar essa adversidade. Cada vida perdida é lamentada e vamos dar todo suporte para essas famílias.”

Detalhes das Vítimas

Foram registrados 15 óbitos apenas no município de Muçum. O Corpo de Bombeiros encontrou os corpos ao vistoriar uma casa na terça-feira (5). Na mesma noite, os corpos foram transportados para o hospital da cidade e, posteriormente, levados para Porto Alegre.

Ciclone de Junho

Em junho, o governo estadual havia declarado que a passagem de um ciclone extratropical, que devastou cidades principalmente no Litoral Norte e na região dos Vales, era o pior desastre natural já registrado no estado nos últimos 40 anos. Outras seis mortes foram confirmadas entre segunda (4) e terça em cidades do Norte do RS e do Vale do Taquari.

Resumo da Situação Atual

  • 27 mortos;
  • 2.984 desalojados;
  • 1.650 desabrigados;
  • 66 cidades afetadas.

 

O fenômeno teve origem em um sistema de baixa pressão, que provocou chuvas intensas na segunda-feira (4). Conforme se deslocou em direção ao oceano, o fenômeno ganhou intensidade, formando o ciclone à noite.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo