Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Houthis do Iêmen intensificam ataques a Israel com apoio iraniano

Publicidade

Houthis do Iêmen intensificam ataques a Israel com apoio iraniano

Grupo xiita no Iêmen, apoiado pelo Irã, lança mísseis e drones contra Israel. Militares israelenses interceptam ameaças, marcando uma escalada na tensão regional.
Apoiadores Houthis do Iêmen
Apoiadores Houthis do Iêmen

Grupo apoiado pelo Irã no Iêmen anuncia ataque a Israel, que diz ter interceptado mísseis. Organização política e militar xiita no Iêmen realizou a 3ª operação de apoio ao povo palestino, segundo comunicado transmitido pela TV Al-Masirah.

Reivindicação e Detalhes do Ataque:

Os militares israelenses disseram nesta terça-feira (31) que frustraram uma ameaça aérea na área do Mar Vermelho – um ataque pelo qual os Houthis apoiados pelo Irã no Iêmen reivindicaram o crédito. Em um comunicado transmitido pela TV Al-Masirah, de propriedade dos Houthis, o general Yahya Saree anunciou o lançamento de mísseis balísticos e drones pelas Forças Armadas do Iêmen contra alvos em Israel. Saree referiu-se a Israel como “territórios ocupados” e disse que esta é a terceira operação de apoio ao povo palestino, com planos de mais ataques até que a “agressão israelense” cesse.

Contexto dos Houthis:

Os Houthis são uma organização política e militar xiita apoiada pelo Irã no Iêmen que tem travado uma guerra civil no país contra uma coligação apoiada pela Arábia Saudita.

Resposta de Israel:

As Forças de Defesa de Israel disseram em comunicado nesta terça que usaram seu sistema de defesa aérea Arrow pela primeira vez para interceptar com sucesso um míssil que foi disparado da área do Mar Vermelho. O uso do sistema de defesa Arrow, projetado para interceptar mísseis de alta altitude, indica que os Houthis usaram um míssil mais avançado e de longo alcance em sua tentativa de ataque. Os jatos israelenses também interceptaram o que as FDI descreveram como “ameaças aéreas” que voavam na área e disseram que todas as ameaças foram interceptadas fora do território israelense.

Implicações Regionais:

As tentativas de ataques a Israel marcam uma escalada dos Houthis apoiados pelo Irã à medida que se intensificam os receios de que a guerra Israel-Hamas conduza a um conflito mais amplo na região. O ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, disse nesta terça que uma “expansão dos conflitos na região” estava acontecendo e que os membros do grupo de resistência “não permaneceriam calados contra o apoio total da América” ​​a Israel e “não esperariam pelo conselho de ninguém”. Ele alertou sobre as consequências se a situação ficar fora de controle.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo