TikTok remove vídeo falso de Haddad sobre taxação do PIX após pedido da AGU

TikTok remove vídeo falso de Haddad sobre taxação do PIX após pedido da AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou o TikTok de forma extrajudicial, solicitando a remoção de um vídeo falso que simulava uma declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), defendendo a taxação do PIX. O vídeo foi identificado como “enganoso e fraudulento” pela AGU, que destacou o uso de Inteligência Artificial (IA) para manipulação das imagens e veiculação de desinformação.

O pedido foi enviado na noite de segunda-feira (20), e na manhã desta terça-feira (21), o vídeo já havia sido removido da plataforma. Em nota, a AGU explicou que a postagem divulgava informações falsas e alertou para a gravidade da situação.

Providências contra desinformação e golpes

Na semana passada, o ministro Fernando Haddad anunciou que o governo acionaria a Justiça contra responsáveis por fake news e golpes relacionados ao PIX. Segundo o ministro, os golpistas estão enviando boletos falsos às residências e cobrando valores indevidos, utilizando mentiras sobre uma suposta taxação do PIX para enganar a população.

“A AGU foi envolvida para tomar providências judiciais contra os golpistas. Quem divulga fake news está patrocinando organizações criminosas no país”, afirmou Haddad na última quarta-feira (15).

O ministro destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou a adoção de todas as medidas judiciais cabíveis para combater essas ações criminosas. Casos de boletos falsificados e mentiras sobre o PIX têm circulado amplamente nas redes sociais.

“Estamos tomando as providências necessárias para enfrentar essa desinformação e proteger os cidadãos”, concluiu Haddad.