Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Mais de 90% dos Brasileiros contam com serviço de coleta de lixo, aponta o Censo de 2022

Publicidade

Mais de 90% dos Brasileiros contam com serviço de coleta de lixo, aponta o Censo de 2022

Coleta de resíduos sólidos beneficia a maioria da população brasileira, revela pesquisa do IBGE.
Mais de 90% dos Brasileiros contam com serviço de coleta de lixo, aponta o Censo de 2022. Coleta de resíduos sólidos beneficia a maioria da população brasileira, revela pesquisa do IBGE.
Mais de 90% dos Brasileiros contam com serviço de coleta de lixo, aponta o Censo de 2022. Coleta de resíduos sólidos beneficia a maioria da população brasileira, revela pesquisa do IBGE.

Os serviços de coleta de lixo, direta ou indireta, abrangem 90,9% da população brasileira em 2022, revela o Censo divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados, 82,5% dos domicílios têm seus resíduos sólidos coletados diretamente, enquanto 8,4% utilizam caçambas para posterior recolhimento pelos serviços de limpeza.

A pesquisa destaca um aumento significativo na proporção de cobertura em comparação com anos anteriores. Entre 2010 e 2022, a proporção de coleta de lixo, tanto direta quanto indireta, subiu de 85,8% para 90,9%. Esse crescimento é notável em estados como Maranhão, Piauí e Acre, que apresentaram elevações consideráveis.

Segundo Bruno Perez, pesquisador do IBGE, “as unidades da federação que têm menor proporção de coleta em 2022, como Piauí, Acre e Maranhão, tiveram bastante elevação de 2010 para 2022”. O Maranhão, por exemplo, registrou um aumento significativo na cobertura, passando de 53,5% para 69,8%.

Por outro lado, São Paulo se destaca como o estado com a maior cobertura de coleta de lixo, alcançando 99% da população. Esse número representa um aumento em relação a 2010, quando a cobertura era de 98,2%.

No entanto, ainda há uma parcela da população que não possui acesso aos serviços de coleta de lixo. Entre os 9,1% que não contam com esse serviço, 7,9% precisam recorrer à queima dos resíduos em suas propriedades, enquanto outros métodos incluem o enterramento em terrenos próprios ou a deposição em áreas públicas.

Além dos dados sobre coleta de lixo, o Censo também abordou o acesso à água para consumo. Segundo os números, 82,9% dos brasileiros são abastecidos por redes gerais de distribuição. Porém, o IBGE ressalta que não é possível determinar a qualidade e regularidade desse fornecimento com base nos dados coletados.

Em relação aos tipos de moradia, as casas ainda predominam como o principal tipo de domicílio no Brasil, representando 84,8% do total. Os apartamentos vêm em segundo lugar, com 12,5% da população residindo nesse tipo de moradia.

Esses dados do Censo de 2022 fornecem insights importantes sobre a infraestrutura básica disponível para a população brasileira, destacando áreas de avanço e desafios a serem enfrentados no futuro.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo