Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Segundo voo da FAB repatria 227 brasileiros do Líbano

Publicidade

Segundo voo da FAB repatria 227 brasileiros do Líbano

A FAB trouxe 227 brasileiros e familiares do Líbano para São Paulo no segundo voo da Operação Raízes do Cedro. A ação visa retirar cidadãos da área de conflito entre Israel e Hezbollah.

Chegada do Segundo Voo de Repatriados:

O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com 227 passageiros vindos do Líbano pousou na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, às 6h58 desta terça-feira (8). O grupo é composto por brasileiros e parentes repatriados em uma operação do governo federal para retirar pessoas da área de conflito. Entre os passageiros, há 49 crianças.

Detalhes da Operação Raízes do Cedro:

A aeronave KC-30 da FAB, utilizada na Operação “Raízes do Cedro” do Governo Federal, foi responsável pelo transporte dos repatriados. A aeronave deve retornar ao Líbano para buscar uma nova lista de cidadãos que solicitaram ajuda para deixar a zona de conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah. Um terceiro voo está previsto para chegar ao Brasil ainda nesta semana.

Capacidade de Repatriação e Esforços Contínuos:

Até o momento, quase 3 mil pessoas demonstraram interesse em voltar ao Brasil, a maioria residentes no Vale do Bekaa e na capital, Beirute. O brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, informou que o Brasil tem capacidade para repatriar 500 pessoas por semana no Líbano. O Ministério das Relações Exteriores (MRE), através da embaixada em Beirute, continua em contato com os brasileiros no território libanês para organizar novas operações de repatriação.

Situação do Conflito no Líbano:

O Líbano tem sido alvo de bombardeios aéreos de Israel, que mira alvos do grupo extremista Hezbollah em território libanês. Os ataques também têm atingido civis, e dois cidadãos brasileiros já morreram desde a intensificação dos combates a partir do dia 20 de setembro. Na madrugada deste sábado (5), as Forças de Defesa de Israel tentaram uma nova operação por terra, resultando em conflitos armados após suposta infiltração em uma cidade no sul do Líbano. Beirute voltou a ser bombardeada.

Esforços Diplomáticos e Histórico de Repatriação:

Desde a segunda-feira passada (23), o Itamaraty discute a necessidade de uma operação de repatriação, com foco na definição da rota de resgate. A embaixada em Beirute está em consultas com a comunidade local desde terça-feira da semana passada, e o número de brasileiros interessados em retornar ao país aumenta diariamente. Segundo fontes do Itamaraty, os números tendem a oscilar devido a desistências, saídas independentes e novos pedidos decorrentes do aumento dos riscos. Em 2006, durante a última grande crise militar entre Israel e Hezbollah, cerca de 3 mil brasileiros deixaram o Líbano.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo