Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Rede social X retorna ao Brasil após 40 dias de suspensão

Publicidade

Rede social X retorna ao Brasil após 40 dias de suspensão

Após pagar multa, rede social X volta a operar no Brasil; governo destaca respeito às leis.

X volta a funcionar no Brasil:

A rede social X começou nesta quarta-feira a operar no Brasil, após autorização do Supremo Tribunal Federal, depois de a plataforma ter pago a multa por descumprimento de decisões judiciais, encerrando uma suspensão que durava desde 30 de agosto.

Notificação da ANATEL:

Em comunicado, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) indicou ter começado a notificar “as prestadoras de serviços de telecomunicações para que permitam a seus clientes o acesso à plataforma X”. “Caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial”, detalhou, acrescentando que o tempo para a execução do desbloqueio depende agora das prestadoras de internet.

Declaração do X:

Esta decisão surge um dia depois do juiz Alexandre de Moraes ter autorizado o retorno das atividades da rede social X, após a empresa ter pago 4,7 milhões de euros em multas. Em comunicado, a rede social X afirmou que “orgulha-se” de retornar ao Brasil. “Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, onde quer que operemos”, garantiu a rede social X, que estava suspensa desde 30 de agosto no âmbito de um processo criminal por desinformação e crimes de ódio na internet.

Reação do Governo brasileiro:

O Governo brasileiro já reagiu através do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, enaltecendo “a decisão do X de pagar multas pendentes e se adequar à legislação brasileira”. “Mostramos ao mundo que aqui as leis devem ser respeitadas, seja por quem for. O Brasil é soberano”, lê-se na mesma nota.

Decisão do juiz Alexandre de Moraes:

O juiz Alexandre de Moraes tomou essa decisão devido à recusa da empresa de Elon Musk em remover uma dezena de perfis dedicados à desinformação e ligados à extrema-direita.

Reações de Elon Musk:

Elon Musk recusou-se durante semanas a cumprir as ordens de remoção dos perfis e, após receber um ultimato do juiz, anunciou o encerramento do escritório da rede social no país e a dispensa da representação legal, apesar das exigências da lei brasileira. O magnata acusou ainda Alexandre de Moraes de ser um “ditador de toga” que ameaçava a liberdade de expressão e juntou-se aos apelos do ex-presidente Jair Bolsonaro para que fosse aberto um processo de impeachment contra o juiz.

Mudança de posição de Musk:

No entanto, no final de setembro, o magnata recuou em suas provocações, voltou a nomear representantes legais no país e concordou em cumprir as ordens judiciais sobre a remoção de perfis.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo