Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Furacão Milton atinge Flórida, deixa mortos e danos

Publicidade

Furacão Milton atinge Flórida, deixa mortos e danos

Furacão Milton atingiu a Flórida causando mortes, inundações e destruição, deixando milhões sem energia e levando autoridades a ações de resgate.

Milton causa estragos após passagem pela Flórida:

O Furacão Milton avançou para o Oceano Atlântico na quinta-feira após atravessar a Flórida, causando pelo menos quatro mortes até o momento e agravando os danos deixados pelo Furacão Helene, embora tenha poupado Tampa de um impacto direto.

Desvio e chegada à terra firme:

Milton desviou para o sul em suas horas finais, chegando à terra firme na noite de quarta-feira como uma tempestade de categoria 3 em Siesta Key, cerca de 110 km ao sul de Tampa. A tempestade causou danos generalizados, e as autoridades alertam que os níveis de água podem continuar a subir por dias.

Milhões sem energia e tornados:

A tempestade deixou mais de 3 milhões de clientes sem energia, desencadeou uma série de tornados e trouxe uma perigosa maré de tempestade para áreas densamente povoadas ao longo da Costa do Golfo da Flórida, incluindo Tampa, St. Petersburg, Sarasota e Fort Myers.

135 pessoas resgatadas de casa de repouso inundada em Tampa:

Pelo menos 135 pessoas foram resgatadas da Great American Assisted Living Facility em Tampa, onde residentes foram encontrados com água até a cintura na manhã de quinta-feira, de acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Hillsborough.

Uma equipe da CNN no local relatou ver pessoas em cadeiras de rodas e andadores sendo carregadas em um ônibus escolar do Condado de Hillsborough enquanto policiais e bombeiros continuavam a trabalhar para levá-las para um local seguro. Um residente disse à CNN que o nível da água chegou aos joelhos.

As autoridades responderam à instalação por volta das 7h05 após receberem uma ligação sobre residentes presos dentro do local, informou o gabinete do xerife.

Diretora da FEMA diz que Flórida evitou “pior cenário” com Milton:

A diretora da FEMA, Deanne Criswell, disse na quinta-feira que os impactos do Furacão Milton poderiam ter sido muito piores, enfatizando que a Flórida evitou o “pior cenário” para o qual o estado estava se preparando.

“O que sabemos com certeza é que evitamos aquele pior cenário que estávamos planejando”, disse Criswell à Kate Bolduan, da CNN. “Mas o fato de eles terem se preparado para o pior realmente garantiu que pudessem responder aos impactos que experimentaram, e os maiores agora são os tornados que foram relatados em todo o estado.”

Porto de Tampa Bay sofre danos mínimos, dizem autoridades:

O Porto de Tampa Bay, um centro crucial para o abastecimento de combustível da Flórida, parece ter sofrido danos mínimos com o Furacão Milton, de acordo com a prefeita de Tampa, Jane Castor.

“O porto parece bom, então devemos ser capazes de trazer e levar combustível de lá”, disse Castor após sobrevoar o porto de helicóptero. Ela observou que apenas um contêiner de combustível teve o telhado arrancado, sem outros danos visíveis do ar.

O governador Ron DeSantis também confirmou que o porto passou pela tempestade com pouco impacto. “Nossa avaliação inicial é que eles provavelmente poderão retomar as operações muito rapidamente”, disse DeSantis.

Castor expressou alívio pelo fato de o Furacão Milton ter desviado para o sul antes de chegar à terra firme, poupando a área de uma enorme maré de tempestade. “Se Milton tivesse atingido pelo lado norte, estaríamos em circunstâncias terríveis”, disse ela.

Três grandes aeroportos da Flórida fechados enquanto avaliam danos:

Pelo menos três aeroportos permanecerão fechados para passageiros enquanto as autoridades avaliam os possíveis danos causados pela tempestade.

O Aeroporto Internacional de Tampa anunciou na quinta-feira que a equipe está atualmente inspecionando o campo de aviação e as instalações para determinar quando poderá reabrir com segurança. “Os oficiais do TPA planejam anunciar um plano de reabertura mais tarde na quinta-feira, após uma inspeção completa do campus de 3.300 acres e de seus edifícios ter sido concluída”, disse o aeroporto em um comunicado.

O Aeroporto Internacional de St. Pete-Clearwater cancelou todos os voos na quinta-feira e ainda não anunciou quando os voos serão retomados.

O Aeroporto Internacional de Orlando relatou que equipes de emergência permaneceram no local durante a noite e que os esforços de avaliação de danos estão agora em andamento. “Assim que tivermos informações sobre um horário específico para a retomada das operações comerciais, iremos informá-los”, declarou o aeroporto no X.

Moradores usam facão para limpar destroços em comunidade de trailers:

O New York Times relata que na comunidade de trailers Trade Winds, em Bradenton, Francisco Alba, 37 anos, e seu cunhado Daniel Alfonso, 27 anos, usaram um facão para cortar seções de uma árvore que havia esmagado o pequeno trailer de seu sogro.

Falando em espanhol através de um amigo que traduziu, segundo o relato, eles disseram que planejam reparar o dano “do jeito antigo, por falta de recursos”.

Biden é informado sobre resposta ao Furacão Milton:

O presidente Joe Biden recebeu um briefing na manhã de quinta-feira sobre os impactos iniciais do Furacão Milton da assessora de Segurança Interna Liz Sherwood-Randall e da administradora da FEMA, Deanne Criswell.

A Casa Branca disse que Biden realizará outro briefing para discutir a resposta federal à tempestade, incluindo os papéis do Pentágono e da Guarda Costeira nos esforços de socorro em desastres.

A vice-presidente Kamala Harris deve participar desse briefing por videoconferência de Las Vegas, onde está participando de eventos de campanha.

Inundações e destroços bloqueiam estradas na área de Fort Myers:

Muitas estradas no Condado de Lee, onde Fort Myers está localizada, estão submersas ou bloqueadas por árvores caídas, linhas de energia derrubadas e outros destroços após o Furacão Milton, de acordo com o gabinete do xerife local.

Em algumas partes do Condado de Lee, os níveis de água atingiram até 0,9 metro, tornando as viagens perigosas.

Uma ponte levadiça a leste de Matlacha, uma comunidade insular de cerca de 600 residentes, está parcialmente bloqueada por uma casa, disseram as autoridades. A área de Matlacha já havia sofrido extensos danos durante o Furacão Ian em 2022.

Policiais de Tampa resgatam 15 pessoas de casa danificada por árvore caída:

Policiais de Tampa resgataram 15 pessoas de uma casa térrea que foi danificada quando uma árvore caiu enquanto o Furacão Milton passava pela área.

“As ações rápidas tomadas por esses oficiais durante uma pausa nas bandas da tempestade proporcionaram a essa família um senso de segurança em um momento de medo e incerteza”, disse o chefe de polícia de Tampa, Lee Bercaw.

Os residentes foram transportados para um abrigo próximo enquanto as bandas do furacão continuavam a passar por Tampa. Nenhum ferimento foi relatado.

Estrelas do TikTok na Flórida se recusam a deixar caminho do Furacão Milton:

Enquanto o Furacão Milton continuava sua jornada destrutiva pela Flórida, vários astros do TikTok que vivem no caminho da tempestade se recusaram a evacuar a área.

Talvez o mais famoso deles seja Joseph Malinowski, um amputado que vive em um barco dilapidado na Baía de Tampa e é popularmente conhecido como “Tenente Dan”. Trazido à atenção do público em geral pelo TikToker Terrence Concannon, a história de Malinowski cativou milhões de usuários de mídia social.

Para a residente de Tampa, Morgan Roos, sua experiência com Milton ocorreu principalmente nos limites de seu apartamento à beira do rio.

“Decidi não evacuar”, disse ela em um vídeo postado na manhã de quarta-feira sob céus escurecidos e aumento da chuva. “Eu moro no 11º andar de um prédio alto. Estou no coração do centro da cidade. Sabe, eles dizem fuja da água, esconda-se do vento. A água não vai subir 60 metros. Então decidi ficar.”

Danos significativos causados por Milton na região centro-oeste da Flórida:

A região centro-oeste da Flórida, incluindo a comunidade de Plant City, sofreu danos significativos com o Furacão Milton, informaram as autoridades na quinta-feira.

“Uma das coisas mais impressionantes que estou vendo é a inundação. Temos inundações em lugares e níveis que nunca vi, e vivi nesta comunidade toda a minha vida”, disse o administrador da cidade, Bill McDaniel, em um vídeo postado online. “É absolutamente impressionante o que estamos vendo lá fora. Na noite passada, membros de nossa polícia e corpo de bombeiros realizaram resgates de 35 indivíduos de estruturas inundadas aqui.”

Plant City, que tem uma população de cerca de 40.000 pessoas, está lidando com danos extensos. “A polícia e os bombeiros estão com as mãos cheias”, acrescentou McDaniel. “Estamos trazendo equipes para limpar os destroços das árvores e liberar nossas estradas.”

FEMA enfrenta falta de recursos enquanto responde à temporada recorde de furacões:

A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), agência do governo dos EUA encarregada de auxiliar pessoas afetadas por desastres, está lutando com a falta de recursos enquanto responde a uma temporada ativa de furacões, que vai de junho a novembro.

A agência está atualmente fornecendo ajuda às vítimas de furacões a partir de um fundo de alívio de desastres que recebeu US$ 20,3 bilhões do Congresso para o ano fiscal atual. No entanto, devido à gravidade dos desastres recentes, o governo Biden autorizou a agência a gastar esse dinheiro mais rápido do que inicialmente previsto.

O secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, disse a repórteres em 2 de outubro que a FEMA não tem financiamento suficiente para cobrir o restante desta temporada de furacões.

DeSantis: Evitamos pior cenário:

O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse na quinta-feira que o Furacão Milton foi uma tempestade significativa, mas não “o pior cenário”.

Ele disse aos repórteres que a pior maré de tempestade pareceu ser no Condado de Sarasota, onde foi de 2,5 a 3 metros — menos do que no pior local durante Helene.

“Compreenderemos melhor a extensão dos danos à medida que o dia avança”, disse ele. “A tempestade foi significativa, mas felizmente não foi o pior cenário.”

Inundações prendem até 18 pessoas em complexo de apartamentos:

Até 18 pessoas ficaram presas dentro de um complexo de apartamentos em Clearwater durante a noite devido a inundações severas do Furacão Milton, informou a polícia de Clearwater.

Resgates aquáticos estavam em andamento a partir das 7h de quinta-feira, com equipes vistas carregando residentes em barcos quase na escuridão, de acordo com o oficial de informação pública do Departamento de Polícia de Clearwater, Rob Shaw, que falou à WFTS.

“Temos algumas inundações sérias aqui no complexo de apartamentos”, disse Shaw. “Recebemos várias ligações, possivelmente até 18 residentes relataram que estão presos.”

As equipes de resgate estavam manobrando através de água até a cintura no complexo, com residentes dizendo que o nível da água atingiu a altura do peito em um ponto. “Nossas equipes estão usando barcos infláveis e veículos para águas profundas para tentar ir de porta em porta verificar as pessoas”, acrescentou Shaw. “Este é provavelmente apenas a ponta do iceberg e uma das razões pelas quais estamos encorajando as pessoas a ficarem em casa e ficarem seguras.”

Clearwater está localizada a cerca de 50 km a oeste de Tampa.

Velocidades do vento de Milton ainda são uma ameaça séria pela manhã:

Milton avançou para leste-nordeste através da Flórida em direção ao Oceano Atlântico e ao mar no início da quinta-feira com ventos máximos sustentados de 135 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões em Miami em uma atualização às 8h.

Isso manteve Milton na categoria 1 de furacões.

Tempestades de categoria 1, embora não sejam consideradas furacões “maiores”, ainda são devastadoras. O catastrófico Furacão Katrina fez seu desembarque inicial ao longo da costa sudeste da Flórida em 2005 como uma categoria 1 e foi uma das tempestades mais mortais e custosas a atingir o território continental dos EUA à medida que se fortalecia.

Ventos sustentados diferem de rajadas, que foram reportadas com até 165 km/h em algumas partes da Flórida durante as primeiras horas de Milton. Rajadas são aumentos súbitos na velocidade do vento, tipicamente mais altas que os ventos sustentados e duram apenas alguns segundos de cada vez.

Durante a noite, várias rajadas de vento altas foram reportadas, incluindo 135 km/h no Aeroporto Internacional de Daytona Beach; 124 km/h em uma estação meteorológica da NASA no Cabo Canaveral; e 100 km/h no Aeroporto Internacional de Melbourne, informou o centro de furacões.

Relatos de quatro mortos após tornados atingirem o Condado de St. Lucia:

Quatro pessoas morreram na quarta-feira após pelo menos dois tornados confirmados atingirem o Condado de St. Lucia, informaram as autoridades à WPTV na manhã de quinta-feira.

Erick Gill, porta-voz do condado, disse que os socorristas estão ativamente envolvidos em “esforços de resposta e recuperação” após os tornados tocarem o solo, começando por volta das 16h30, de acordo com o relatório.

O xerife Keith Pearson confirmou que ocorreram múltiplas fatalidades no Spanish Lakes Country Club, uma comunidade de idosos localizada próxima ao Spanish Lakes Boulevard, perto de Fort Pierce.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo