Hora Brasileira

Acusado de Abuso Sexual Infantil em Fuga: Suspeito Brasileiro Ignora Extradição

Acusado de Abuso Sexual Infantil em Fuga: Suspeito Brasileiro Ignora Extradição

Suspeito de abuso sexual infantil, Elinelson Garcia Bates, acredita-se estar no Brasil, um país sem extradição. A vítima e sua mãe pedem justiça e mudanças na lei.
Suspeito de abuso sexual infantil, Elinelson Garcia Bates
Suspeito de abuso sexual infantil, Elinelson Garcia Bates

Um homem acusado de abusar sexualmente de uma criança está foragido, possivelmente em outro país. Documentos judiciais mostram que Elinelson Garcia Bates enfrenta três acusações de abuso sexual de segundo grau contra uma criança menor de 12 anos. As alegações são de incidentes ocorridos no final de 2021.

Proteção Constitucional Brasileira:

O escritório do procurador do condado de Polk informa que acredita-se que Garcia Bates seja um cidadão brasileiro e que esteja vivendo lá. Segundo o escritório do procurador, sob a constituição brasileira, seus cidadãos estão protegidos da extradição por muitos tipos de crimes – mesmo quando acusados de abusar sexualmente de uma criança.

Depoimento da Mãe da Vítima:

A mãe da criança que Garcia Bates é acusado de abusar sexualmente falou com a KCCI. Ela deseja permanecer anônima, mas compartilhou a declaração que sua filha escreveu com a KCCI.

Relacionamento com o Acusado:

A mãe da criança diz que se arrepende de ter conhecido Garcia Bates na Simpson College alguns anos atrás. Eles logo se tornaram amigos da família, no entanto, tudo mudou no final de 2021 quando a mãe da criança diz que descobriu o que havia ocorrido.

Processo Judicial e Fuga:

Documentos judiciais mostram que Garcia Bates foi preso em dezembro de 2021. Ele pagou fiança alguns dias depois. O escritório do procurador do condado de Polk informa que Garcia Bates compareceu às audiências judiciais. No entanto, documentos judiciais mostram que no final de 2022, um mandado de prisão foi emitido porque Garcia Bates não compareceu a uma audiência.

Chamado por Mudanças na Lei:

A mãe da criança diz ao KCCI que está falando porque não quer que isso aconteça com outra família e espera chegar aos legisladores estaduais para fazer uma lei envolvendo a entrega do passaporte.

Prevenção e Conscientização:

“Converse com seus filhos sobre isso para evitar que isso aconteça”, disse a mãe. “Certifique-se de que está informando seus filhos sobre o que são as partes do corpo.”

Passado Profissional do Acusado:

A KCCI descobriu que Garcia Bates trabalhou como associado de educação especial na Waukee High School por alguns meses em 2021. O distrito informa à KCCI que, quando a polícia procurou falar com Garcia Bates, tomou medidas imediatas e Garcia Bates renunciou em vez de ser demitido. O distrito diz que nunca recebeu nenhuma reclamação sobre Garcia Bates.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo