Hora Brasileira

Apagão Abrangente Afeta Brasil: Norte e Nordeste Ainda Buscam Normalização

Apagão Abrangente Afeta Brasil: Norte e Nordeste Ainda Buscam Normalização

Um apagão atingiu todas as regiões brasileiras, com o Norte sendo o mais afetado. O incidente interrompeu 16 mil MW de carga, e as causas ainda estão sob investigação.
Apagão no Amapá
Apagão no Amapá

Um apagão atingiu todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga. A interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

Detalhes da Queda de Energia:

O apagão começou a ser registrado nos sistemas do ONS exatamente às 8h31 no horário de Brasília. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%. Dados do SIN mostram que, em dez minutos, houve perda de carga de mais de um quarto da energia do sistema. A partir das 8h41, a carga começou a subir gradativamente.

Impacto Regional do Apagão:

A carga do subsistema Norte caiu 83,8% em pouco mais de dez minutos. No Nordeste, a carga do sistema caiu 44,4%. No subsistema Sudeste-Centro-Oeste, a perda foi de 19% após o apagão, e a queda chegou a 15,5% na região Sul.

Resposta do Governo:

O Ministério de Minas e Energia informou que houve retomada das cargas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, as equipes ainda trabalham para restabelecer as cargas nas regiões Norte e Nordeste. O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma “sala de situação” para lidar com o processo de retomada da energia e também pediu uma “rigorosa apuração das causas do incidente”.

Histórico de Apagões no Brasil:

O Brasil já enfrentou vários apagões significativos nos últimos 24 anos, incluindo interrupções que afetaram 90 milhões de pessoas em 2009 e um apagão que deixou quase todo o Amapá sem luz por dez dias.

Veja nota informativa do Ministério de Minas e Energia.

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – OCORRÊNCIA NO SIN:

Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país. Até às 11h40, já foram recompostos 13.500 MW de carga, 38% da carga da região Norte e 80% da região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 11h40, já foram recompostos 38% da carga da região Norte e 80% da região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.

Retomada da Energia:

A retomada da carga tem sido lenta no Norte e Nordeste. No Sudeste-Centro-Oeste e Sul, a carga foi praticamente reestabelecida totalmente, segundo dados do ONS. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, mencionou que o blecaute foi de “grande porte” e afetou ao menos quatro regiões do país.

Assista ao vídeo no canal da CNN Brasil

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo