Hora Brasileira

Após ser chamada de “cafetina” por Bolsonaro, Dilma recorre à Justiça do DF.

Publicidade

Após ser chamada de “cafetina” por Bolsonaro, Dilma recorre à Justiça do DF.

Dilma recorreu da decisão após perder em primeira instância de um caso que tramitava no STF. Enquanto presidente, Bolsonaro compartilhou um vídeo onde aparece chamando Dilma de "cafetina".
Dilma e Bolsonaro
Dilma e Bolsonaro

Dilma Rousseff (PT), ex-presidente e atual presidente do Banco dos Brics, grupo que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, recorreu no processo onde apresentou uma queixa-crime contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Dilma acusa Bolsonaro de injúria por ter compartilhado um vídeo no qual ele comparou a petista a uma “cafetina”.

O juiz Francisco Antonio Alves de Oliveira, do 2º Juizado Especial Criminal de Brasília, arquivou o caso. Em sua decisão de abril, ele avaliou que o vídeo de Bolsonaro não configurava crime de injúria, afirmando que as expressões usadas no vídeo não configuram uma conduta tipificada no Código Penal.

Oliveira acrescentou que as declarações de Bolsonaro foram feitas em 2014, e a republicação do vídeo, em agosto de 2019, foi “de certa forma, descortês”. Ele considerou que as declarações de Bolsonaro, em 2014, e a republicação do vídeo, em agosto de 2019, foram cobertas pelo princípio constitucional da liberdade de expressão, caracterizando crítica e discordância, não ofensa.

A decisão do juiz abriu a possibilidade de recurso por ambas as partes. Dilma, representada por seus advogados, recorreu. O caso está atualmente na 2° Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).

No processo, a defesa de Dilma alega que Bolsonaro compartilhou um vídeo de 2014 em que, no púlpito da Câmara dos Deputados, comparou a Comissão da Verdade à uma “cafetina”. Bolsonaro repercutiu o vídeo em 2019, quando já estava no cargo de presidente.

O caso inicialmente tramitou no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o ministro Luiz Fux, relator do processo, declinou da competência para julgar, uma vez que Bolsonaro perdeu o foro privilegiado em 1° de janeiro, após perder as eleições de outubro do ano anterior.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo