Hora Brasileira

Aprovação do Governo Lula em 2023: Análise Detalhada por Diversos Segmentos

Aprovação do Governo Lula em 2023: Análise Detalhada por Diversos Segmentos

Pesquisa Genial/Quaest revela a aprovação do governo Lula em 2023, segmentada por região, sexo, idade, escolaridade, renda, cor, religião e voto.
Presidente Luiz Inacio Lula da Silva
Presidente Luiz Inacio Lula da Silva

A atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no governo é aprovada por 60% dos entrevistados, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16). O número é quatro pontos superior ao levantamento anterior, de junho, quando a pesquisa apontou aprovação de 56%. Neste mês, 35% desaprovam o trabalho de Lula; eram 40% em junho. Não sabem ou não responderam agora são 5%; eram 4% no sexto mês do ano.

Metodologia da Pesquisa:

Foram ouvidas 2.029 pessoas, pessoalmente, entre os dias 10 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é 95%.

Aprovação por Região:

A maior aprovação do que Lula está fazendo é na região Nordeste, com 72%. A menor é no Centro-Oeste/Norte, com 52%.

Aprovação por Sexo:

Para o público feminino, as ações de Lula são aprovadas por 60%. Para o masculino, são 59%.

Aprovação por Idade:

O trabalho da terceira administração do petista é aprovado por 59% das pessoas entre 16 e 34 anos. Para quem tem entre 35 e 59 anos, o número é de 59%. Já para a população com 60 anos ou mais, a aprovação fica em 61%.

Aprovação por Escolaridade:

Para quem estudou até o ensino fundamental, o governo é aprovado entre 67% dos entrevistados. Com ensino médio completo ou incompleto, são 56%. Ensino superior incompleto ou mais, 53%.

Aprovação por Renda Familiar:

Nas famílias que recebem até dois salários mínimos, a avaliação positiva é de 68%; mais de dois a cinco salários mínimos: 56%; e acima de cinco salários mínimos: 49%.

Aprovação por Cor e Raça:

Entre os que se denominam pardos, o governo petista é aprovado por 60%. Para os brancos, 56%. Já entre os pretos, 70%. Para outras cores e raças são 60%.

Aprovação por Religião:

Entre os católicos, a administração é aprovada por 63%; entre os evangélicos, 50%; e para outras ou que não tem religião, 64%.

Aprovação por Voto no 2º Turno nas Eleições de 2022:

Entre os eleitores de Lula no 2º turno das eleições de 2022, 93% aprovam o governo. Dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 25% aprovam as ações da administração petista. Quem anulou, votou em branco ou não foi, são 58%.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo