Hora Brasileira

Argentina nega “pacto de impunidade” com Bolsonaro para decidir sobre asilo

Publicidade

Argentina nega “pacto de impunidade” com Bolsonaro para decidir sobre asilo

Casa Rosada afirma que a decisão de um eventual pedido de extradição será judicial, sem ingerência política.
Terroristas em atos antidemocraticos, na praça dos três poderes em Brasília, no dia 8 de Janeiro de 2023.
Terroristas em atos antidemocraticos, na praça dos três poderes em Brasília, no dia 8 de Janeiro de 2023.

O porta-voz da Presidência da Argentina, Manuel Adorni, negou haver um “pacto de impunidade” com Bolsonaro para conceder asilo a investigados pelos ataques de 8 de janeiro.

Adorni afirmou que a decisão é judicial e que a Justiça argentina agirá conforme a lei, sem interferência política.

Questionado sobre o “pacto de impunidade”, Adorni respondeu que o governo argentino não faz pactos de impunidade com ninguém e respeitará todas as decisões judiciais.

A Polícia Federal do Brasil prepara um pedido de extradição, que será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O senador Hamilton Mourão pediu ao presidente da Argentina, Javier Milei, e à Conare que concedam refúgio aos foragidos.

O deputado Eduardo Bolsonaro defendeu anistia e refúgio para os condenados dos ataques de 8 de janeiro em um evento na Argentina.

O governo argentino disse que os pedidos serão avaliados caso a caso pela Conare, conforme a lei.

A Conare é composta por representantes dos ministérios do Interior, das Relações Exteriores e outros integrantes da administração federal, além do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e ONGs.

Mais de 100 pedidos de refúgio na Argentina por alvos do inquérito de 8 de janeiro, dos quais 47 são condenados ou têm mandado de prisão em aberto.

O Brasil solicitou informações ao governo argentino sobre 143 condenados que continuam foragidos, mas ainda não recebeu uma resposta oficial.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo