A Linha Circular do Metropolitano de Lisboa está cada vez mais próxima da realidade, visível a partir da futura estação de Santos. Este desenvolvimento marca um avanço significativo na expansão da Linha Amarela e na criação de um anel circular eficiente no coração de Lisboa, com previsão de inauguração em 2025.
Progresso no Túnel e Estação de Santos:
Na manhã desta quarta-feira, o tímpano do túnel entre a futura estação de Santos e o ISEG foi demolido, simbolizando a conexão da estação ao novo túnel Rato/Santos. Este evento contou com a presença de jornalistas e figuras importantes, incluindo o presidente do Metro de Lisboa e o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, destacando o ritmo satisfatório dos trabalhos.
Impacto e Expectativas:
Vítor Domingues dos Santos e Jorge Delgado expressaram otimismo quanto ao cumprimento dos prazos e a importância da obra para a mobilidade urbana de Lisboa. Espera-se que a Linha Circular beneficie mais de 12 milhões de passageiros anualmente e contribua para uma significativa redução de CO2.
Ampliação da Rede:
Além da Linha Circular, outros projetos de expansão estão em andamento, incluindo a extensão da Linha Vermelha e a criação da Linha Violeta, que conectará Loures e Odivelas. O projeto LIOS e a expansão do Metro Sul do Tejo também fazem parte dos esforços para melhorar o transporte público na região metropolitana de Lisboa.
Com um investimento total de 331,4 milhões de euros, a Linha Circular representa um marco crucial para a densificação e eficiência do transporte metropolitano em Lisboa, promovendo uma ligação direta com importantes linhas ferroviárias e fluviais. Este projeto não apenas melhorará a mobilidade urbana, mas também contribuirá para o desenvolvimento sustentável da cidade.