Hora Brasileira

Brasil e Argentina discutem moeda comum

Publicidade

Brasil e Argentina discutem moeda comum

O palco está montado para uma discussão sobre uma moeda única para as duas maiores economias da América do Sul em uma cúpula em Buenos Aires na terça-feira. Ambas as nações dizem que uma moeda única pode reduzir "vulnerabilidades externas".
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o líder argentino Alberto Fernandez
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o líder argentino Alberto Fernandez

Brasil e Argentina desejam estreitar laços, inclusive desenvolvendo uma moeda comum, disse um comunicado conjunto divulgado pelos presidentes dos dois países.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o líder argentino Alberto Fernandez devem discutir o assunto na terça-feira em uma cúpula regional de líderes latino-americanos em Buenos Aires, Argentina.

A Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos ocorre no momento em que crescem os apelos à integração regional entre os líderes da América do Sul.

Por que os líderes estão discutindo uma moeda comum? A declaração conjunta de Lula e Fernandez foi publicada no jornal argentino Perfil.

“Pretendemos superar as barreiras às nossas trocas, simplificar e modernizar as regras e incentivar o uso de moedas locais”, dizia.

“Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para os fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo os custos das operações e nossa vulnerabilidade externa”, acrescenta o texto.

O Financial Times informou que o Brasil sugere chamar a nova moeda de “sur” (sul) e que inicialmente funcionaria em paralelo com o real brasileiro e o peso argentino.

O jornal britânico informou que o foco inicial seria em como uma nova moeda poderia impulsionar o comércio regional e reduzir a dependência do dólar americano.

Ideia de moeda comum ganha força novamente

A ideia de uma moeda comum para as nações sul-americanas não é nova.

Os especialistas observaram que existem diferenças significativas e várias possibilidades de como uma agenda econômica comum poderia ser.

Fernando Haddad e Gabriel Galipolo, ministro da Fazenda do Brasil e seu secretário-executivo, levantaram a ideia de uma moeda única em um artigo no ano passado.

Lula lançou a ideia durante sua campanha para a presidência também.

A discussão sobre o assunto também significa que Lula fará sua primeira viagem oficial à Argentina, mantendo a tradição de visitar o maior parceiro comercial do Brasil na região após a posse.

A viagem de Lula marca também o retorno do Brasil à cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, depois que o ex-líder de extrema-direita Jair Bolsonaro suspendeu a participação do Brasil no órgão regional de esquerda.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo