Hora Brasileira

Brasil e China estendem validade de vistos para dez anos em acordo bilateral

Publicidade

Brasil e China estendem validade de vistos para dez anos em acordo bilateral

Acordo histórico fortalece laços entre os dois países e marca celebrações dos 50 anos de relações diplomáticas.
Brasil e China Estendem Validade de Vistos para Dez Anos em Acordo Bilateral. Acordo histórico fortalece laços entre os dois países e marca celebrações dos 50 anos de relações diplomáticas.
Brasil e China Estendem Validade de Vistos para Dez Anos em Acordo Bilateral. Acordo histórico fortalece laços entre os dois países e marca celebrações dos 50 anos de relações diplomáticas.

Brasil e China celebraram hoje um acordo histórico que amplia a validade dos vistos para cidadãos dos dois países de cinco para dez anos. A medida, anunciada durante a visita oficial do ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty, visa facilitar viagens e fortalecer laços entre as comunidades empresariais e o turismo bilateral.

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, destacou a importância da iniciativa, afirmando que “a medida incentivará a promoção de contatos diretos entre nossas comunidades empresariais e impulsionará o turismo entre nossos dois países”. O acordo, que entra em vigor imediatamente, marca o início das comemorações dos 50 anos de estabelecimento das relações diplomáticas sino-brasileiras, a serem oficialmente celebradas em 15 de agosto.

Durante a reunião, os chanceleres discutiram não apenas questões bilaterais, mas também temas de relevância global. Mauro Vieira reafirmou o apoio do Brasil à China unificada, conforme estabelecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua visita de Estado à China em 2023. Vieira destacou o compromisso histórico do Brasil ao princípio de uma só China, registrado na declaração conjunta adotada pelos presidentes Lula e Xi Jinping.

A declaração ganha destaque em meio à recente eleição presidencial em Taiwan, onde os taiwaneses escolheram Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista, que defende a independência da ilha. A China, por sua vez, considera Taiwan parte de seu território.

Além disso, os chanceleres abordaram crises internacionais, incluindo as guerras na Ucrânia e Rússia, assim como o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. Mauro Vieira ressaltou a importância de Brasil e China colaborarem para a resolução desses conflitos globais.

À medida que as relações sino-brasileiras completam meio século, o ministro das Relações Exteriores anunciou uma série de encontros políticos, acadêmicos e culturais entre os dois países ao longo de 2024. Além disso, o presidente da China, Xi Jinping, confirmou sua presença na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro, marcando um momento significativo no 50º aniversário das relações bilaterais.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo