Esta é a primeira vez em mais de dois anos que o país sul-americano supera o México na comparação mensal do número de passageiros e pode ser um indício de que o Brasil está retomando a posição de maior nação da região em termos de tráfego aéreo anual.
O forte desempenho do Brasil em janeiro
Liderado pela LATAM, GOL Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas, o Brasil teve 10,15 milhões de passageiros em janeiro de 2023, mostraram dados publicados recentemente. Ao todo, o Brasil teve 8,32 milhões de passageiros domésticos e 1,83 milhão de passageiros internacionais.
![Azul Airlines](https://horabrasileira.com.br/wp-content/uploads/2023/03/azul-1-1024x576.webp)
Apesar dos números fortes, o Brasil ainda não se recuperou totalmente da pandemia de COVID-19. Em janeiro de 2020, o país tinha 11,57 milhões de passageiros. A recuperação global atingiu 88%, impulsionada principalmente pelo segmento doméstico (89,4%), enquanto o segmento internacional continua atrás (80,6%).
O LATAM Airlines Group continua sendo a principal companhia aérea do Brasil, transportando 3,28 milhões de passageiros (entre LATAM Brasil, LAN Chile, LAN Peru e TAM Mercosur). A GOL Linhas Aéreas também transportou mais de três milhões de passageiros e detinha 30,25% do mercado. Por fim, a Azul Linhas Aéreas transportou 2,59 milhões de passageiros e uma participação de mercado de 25,51%.
Bons resultados
Este foi o primeiro mês em anos que o Brasil ultrapassou o México em passageiros mensais. Em 2020, 2021 e 2022, o México fechou como o primeiro mercado da região latino-americana em termos de passageiros, algo completamente inacreditável no ambiente pré-COVID.
Segundo dados das autoridades de aviação civil do México, o país norte-americano tinha 9,93 milhões de passageiros em janeiro de 2023, dos quais 4,97 milhões eram domésticos e 4,95 eram internacionais.
![GOL Airlines](https://horabrasileira.com.br/wp-content/uploads/2023/03/gol-1.webp)
O México foi liderado pela Volaris com 2,58 milhões de passageiros, Aeromexico com 1,94 milhão de passageiros e Viva Aerobus com 1,65 milhão de passageiros. Este foi o último mês completo da Aeromar, a agora falida companhia aérea, que encerrou suas operações em fevereiro. Em janeiro, a Aeromar transportou 23.595 passageiros, apenas 35% dos níveis que tinha em janeiro de 2020, antes da pandemia de COVID-19.
O Brasil pode sustentar esse nível de operação?
Será muito interessante acompanhar a recuperação do Brasil neste ano. Espera-se que o país sul-americano se recupere totalmente da pandemia de COVID-19 em 2023, após uma longa recuperação prejudicada por restrições de viagens internacionais e uma falta geral de demanda e apetite por viagens.
Janeiro é a alta temporada para o Brasil, já que o verão continua no Hemisfério Sul. À medida que o outono e o inverno se aproximam, será fundamental acompanhar a demanda que as companhias aéreas podem obter neste país.
No entanto, as companhias aéreas brasileiras estão animadas com o que está por vir. A LATAM Brasil anunciou recentemente um aumento na capacidade semanal no serviço de longa distância entre São Paulo Guarulhos e Barcelona El Prat; A Azul Linhas Aéreas anunciou novas rotas para Paris Orly e Curazao e pode estar planejando lançar uma nova rota para Nova York John F. Kennedy este ano.