Hora Brasileira

Brasil ultrapassa o México como o maior mercado de aviação da América Latina em janeiro

Brasil ultrapassa o México como o maior mercado de aviação da América Latina em janeiro

O Brasil recebeu mais de dez milhões de viajantes em janeiro de 2023, segundo dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Aviação Civil do país.

Esta é a primeira vez em mais de dois anos que o país sul-americano supera o México na comparação mensal do número de passageiros e pode ser um indício de que o Brasil está retomando a posição de maior nação da região em termos de tráfego aéreo anual.

O forte desempenho do Brasil em janeiro

Liderado pela LATAM, GOL Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas, o Brasil teve 10,15 milhões de passageiros em janeiro de 2023, mostraram dados publicados recentemente. Ao todo, o Brasil teve 8,32 milhões de passageiros domésticos e 1,83 milhão de passageiros internacionais.

Azul Airlines
Azul Airlines

Apesar dos números fortes, o Brasil ainda não se recuperou totalmente da pandemia de COVID-19. Em janeiro de 2020, o país tinha 11,57 milhões de passageiros. A recuperação global atingiu 88%, impulsionada principalmente pelo segmento doméstico (89,4%), enquanto o segmento internacional continua atrás (80,6%).

O LATAM Airlines Group continua sendo a principal companhia aérea do Brasil, transportando 3,28 milhões de passageiros (entre LATAM Brasil, LAN Chile, LAN Peru e TAM Mercosur). A GOL Linhas Aéreas também transportou mais de três milhões de passageiros e detinha 30,25% do mercado. Por fim, a Azul Linhas Aéreas transportou 2,59 milhões de passageiros e uma participação de mercado de 25,51%.

Bons resultados

Este foi o primeiro mês em anos que o Brasil ultrapassou o México em passageiros mensais. Em 2020, 2021 e 2022, o México fechou como o primeiro mercado da região latino-americana em termos de passageiros, algo completamente inacreditável no ambiente pré-COVID.

Segundo dados das autoridades de aviação civil do México, o país norte-americano tinha 9,93 milhões de passageiros em janeiro de 2023, dos quais 4,97 milhões eram domésticos e 4,95 eram internacionais.

GOL Airlines
GOL Airlines

O México foi liderado pela Volaris com 2,58 milhões de passageiros, Aeromexico com 1,94 milhão de passageiros e Viva Aerobus com 1,65 milhão de passageiros. Este foi o último mês completo da Aeromar, a agora falida companhia aérea, que encerrou suas operações em fevereiro. Em janeiro, a Aeromar transportou 23.595 passageiros, apenas 35% dos níveis que tinha em janeiro de 2020, antes da pandemia de COVID-19.

O Brasil pode sustentar esse nível de operação?

Será muito interessante acompanhar a recuperação do Brasil neste ano. Espera-se que o país sul-americano se recupere totalmente da pandemia de COVID-19 em 2023, após uma longa recuperação prejudicada por restrições de viagens internacionais e uma falta geral de demanda e apetite por viagens.

Janeiro é a alta temporada para o Brasil, já que o verão continua no Hemisfério Sul. À medida que o outono e o inverno se aproximam, será fundamental acompanhar a demanda que as companhias aéreas podem obter neste país.

No entanto, as companhias aéreas brasileiras estão animadas com o que está por vir. A LATAM Brasil anunciou recentemente um aumento na capacidade semanal no serviço de longa distância entre São Paulo Guarulhos e Barcelona El Prat; A Azul Linhas Aéreas anunciou novas rotas para Paris Orly e Curazao e pode estar planejando lançar uma nova rota para Nova York John F. Kennedy este ano.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo