Hora Brasileira

Buenos Aires Adota “Voto Duplo” e Gera Polêmica nas Eleições Argentinas de 2023

Publicidade

Buenos Aires Adota “Voto Duplo” e Gera Polêmica nas Eleições Argentinas de 2023

Buenos Aires implementa sistema de "voto duplo" nas eleições, combinando votação tradicional e eletrônica. A decisão, tomada pelo prefeito e pré-candidato à presidência Horacio Larreta, causou controvérsias.
Os pré-candidatos presidenciais argentinos Sergio Massa, Patricia Bullrich, Horacio Rodriguez Larreta e o candidato Javier Milei
Os pré-candidatos presidenciais argentinos Sergio Massa, Patricia Bullrich, Horacio Rodriguez Larreta e o candidato Javier Milei

Neste domingo (13), as primárias eleitorais argentinas ocorrem para definir os candidatos à Presidência. Em Buenos Aires, a capital, também são realizadas eleições municipais, que geraram controvérsias devido ao “voto duplo”. Esse sistema, também chamado de “eleições concorrentes”, foi proposto em abril pelo prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, que também é pré-candidato à presidência. Ele determinou que as eleições municipais ocorressem no mesmo dia das eleições gerais.

Diferentes Sistemas de Votação:

O que chama a atenção é que as duas votações usarão sistemas diferentes. As eleições gerais usarão votos tradicionais em cédulas, enquanto a eleição municipal usará um sistema de votação eletrônica única. A agência Telam divulgou um vídeo explicativo sobre os procedimentos a serem adotados pelos eleitores.

Decisão Controversa:

A escolha de realizar as eleições da capital no mesmo dia das eleições gerais foi polêmica, pois foi contrária à maioria dos outros pleitos regionais. Apenas outras duas das 23 províncias do país escolheram realizar sua votação no mesmo dia das primárias nacionais.

Importância da Eleição em Buenos Aires:

A eleição para “jefe de gobierno” de Buenos Aires é crucial, pois a cidade, sendo a capital federal, tem status de unidade federativa, assim como as províncias. Vale ressaltar que a cidade de Buenos Aires não faz parte da província de mesmo nome, sendo oficialmente chamada de Ciudad Autónoma de Buenos Aires (CADA).

Críticas e Defesas:

A decisão de realizar as eleições municipais no mesmo dia das primárias foi vista como uma manobra estratégica de Larreta. Patricia Bullrich, ex-ministra da Segurança, e outros políticos criticaram fortemente a medida. No entanto, aliados de Larreta defenderam a decisão, argumentando que a adoção do voto eletrônico é um avanço e que as eleições simultâneas permitem a implementação do sistema.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo