Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Calor e Incêndios: Uma Ameaça ao Turismo do Sul da Europa

Publicidade

Calor e Incêndios: Uma Ameaça ao Turismo do Sul da Europa

O turismo no sul da Europa está em risco devido ao calor e aos incêndios. A crise afeta países como Grécia, Itália e Espanha, impactando economias e planos de viagem.
Turistas em um hotel à beira-mar na ilha grega de Rodes pegaram baldes de água da piscina e toalhas úmidas enquanto as chamas se aproximavam, correndo para ajudar os funcionários e os locais a apagar um dos incêndios
Turistas em um hotel à beira-mar na ilha grega de Rodes pegaram baldes de água da piscina e toalhas úmidas enquanto as chamas se aproximavam, correndo para ajudar os funcionários e os locais a apagar um dos incêndios

Turistas em um hotel à beira-mar na ilha grega de Rodes pegaram baldes de água da piscina e toalhas úmidas enquanto as chamas se aproximavam, correndo para ajudar os funcionários e os locais a apagar um dos incêndios que ameaçavam os locais do Mediterrâneo durante as recentes ondas de calor. O esforço rápido da equipe significou que “quando os bombeiros chegaram, a maior parte do fogo já havia sido controlada”, disse Elena Korosteleva, da Grã-Bretanha, que estava de férias no hotel Lindos Memories.

Impacto no Turismo Grego:

A ilha grega conhecida por suas praias cintilantes e sítios antigos está cuidando de suas feridas após 11 dias de incêndios devastadores em julho. Após a evacuação de milhares de pessoas durante o auge da temporada de viagens, Rodes está ponderando como a crise afetará seu vital setor de turismo, que alimenta a maior parte de sua economia e cerca de 20% da Grécia.

Incêndios em Destinos Mediterrâneos:

O mesmo ocorre com outros destinos mediterrâneos, como Itália e Espanha, onde o setor de turismo também está sendo atingido por ondas de calor e incêndios. Grécia, Itália, Argélia e Tunísia perderam juntas mais de 1.350 quilômetros quadrados (520 milhas quadradas) para incêndios que afetaram 120.000 pessoas no final de julho, segundo estimativas da União Europeia. E a Grécia espera ainda mais calor extremo nos próximos dias.

Adaptando-se ao Rescaldo:

A prefeita da aldeia de Villardeciervos, em parte do noroeste da Espanha devastada pelos incêndios no verão passado, disse que os caminhantes ainda estão vindo. “O turismo certamente sofrerá um pouco nos próximos anos, (quer) gostemos ou não”, disse Rosa María López. “Nas trilhas para caminhadas, não há árvores, e é muito triste ver. … Mas esta área ainda é muito valorizada pelos turistas, apesar de tudo. Teremos que nos adaptar.”

Tendências e Desafios de Viagem:

Os incêndios afugentaram turistas em partes da Grécia e Itália duramente atingidas. Rodes viu cancelamentos em massa de voos, e a tendência é semelhante na Sicília, disse Olivier Ponti, vice-presidente de insights da ForwardKeys, uma empresa de dados de viagens com acesso a dados de bilhetagem da indústria aérea. Embora as viagens à Grécia em geral não tenham sido muito afetadas, a Itália não teve tanta sorte. Incêndios “causaram uma desaceleração nas reservas para muitos destinos italianos, mesmo em lugares não próximos aos incêndios”, disse ele, notando uma queda para Roma na última semana de julho.

Mudança Climática e Turismo:

Mesmo sem as chamas, o calor do verão intensificado pela mudança climática pode desagradar os viajantes. Os hoteleiros estão preocupados na cidade costeira de Benidorm, no sudeste da Espanha, um destino favorito há muito tempo para turistas britânicos e escandinavos. “Se as ondas de calor fossem repetidas a cada verão, o impacto em nossa economia seria significativo”, disse Antonio Mayor, presidente da associação de hotéis e turismo da região de Valência, que inclui Benidorm. Isso pode significar que os turistas sigam para o norte, para os países escandinavos ou para o Reino Unido.

 O esforço rápido da equipe significou que “quando os bombeiros chegaram, a maior parte do fogo já havia sido controlada”, disse Elena Korosteleva, da Grã-Bretanha, que estava de férias no hotel Lindos Memories.
O esforço rápido da equipe significou que “quando os bombeiros chegaram, a maior parte do fogo já havia sido controlada”, disse Elena Korosteleva, da Grã-Bretanha, que estava de férias no hotel Lindos Memories.

Soluções Inovadoras e Previsões Futuras:

A Organização Meteorológica Mundial e o Serviço de Mudança Climática Copernicus da UE calcularam julho como o mês mais quente já registrado. Os recordes de calor prenunciam mudanças à medida que o planeta aquece, dizem os cientistas, incluindo mais inundações, incêndios mais longos e eventos climáticos extremos que colocam as pessoas em risco. Com isso em mente, a startup de tecnologia climática dos EUA, Sensible Weather, está desenvolvendo um seguro que compensaria as pessoas se o calor extremo arruinasse suas férias. Sensible Weather em breve adicionará uma opção de cobertura de calor “em antecipação ao próximo verão”, disse o fundador Nick Cavanaugh.

Recuperação e Reflexão:

Rodes esperava que as chegadas estrangeiras aumentassem de 8% a 10% em relação a um ano excepcional em 2022, quando cerca de 2,6 milhões de pessoas voaram para a ilha grega, principalmente da Grã-Bretanha e Alemanha. Mas após os incêndios, os cancelamentos de voos na última semana de julho excederam todas as reservas feitas na semana equivalente em 2019, disse Ponti da ForwardKeys.

Manolis Markopoulos, chefe da associação de hotéis de Rodes, está otimista de que a chegada de turistas a partes da ilha não danificadas pelas chamas possa salvar grande parte do aumento projetado no turismo. “Todos os dias estamos vendo mais negócios”, disse ele. “Até 8-10 de agosto, acho que voltaremos ao nosso ritmo normal em todos esses resorts”, que representam cerca de 90% das 220.000 camas da ilha. Nas áreas danificadas, “alguns operadores turísticos corajosos já decidiram trazer clientes a partir deste fim de semana”, disse Markopoulos. “Essas áreas têm um caminho mais longo antes de retornarem à normalidade — mas não são nem 10% da capacidade total (da ilha).”

Novas reservas para viagens futuras a Rodes sofreram um golpe, caindo 76% na semana de 17 de julho, quando os incêndios começaram, em relação à semana anterior. Para a Grécia como um todo, caíram 10%, disse Ponti. Enquanto alguns grandes operadores britânicos brevemente cancelaram todos os voos e férias para Rodes — oferecendo reembolsos às pessoas que haviam reservado para áreas atingidas pelo fogo — outras companhias aéreas de baixo custo continuaram oferecendo assentos e relataram números normais de viagens, disse Hentschel da HotelPlanner. Na Alemanha, a principal operadora de viagens TUI está novamente oferecendo férias para todas as partes de Rodes depois de parar de voar turistas.

“Causaríamos mais danos ao povo de Rodes se nenhum turista viesse agora após os incêndios florestais”, disse o CEO da TUI, Sebastian Ebel, à agência de notícias alemã dpa. O Primeiro-Ministro grego Kyriakos Mitsotakis ofereceu um incentivo adicional, aparecendo no “Good Morning Britain” da ITV esta semana para prometer às pessoas cujas férias em Rodes foram estragadas pelos incêndios uma semana gratuita na ilha na próxima primavera ou outono.

Korosteleva, a turista de Rodes, disse que os incêndios devem motivar a ação contra a mudança climática. “Isso faz as pessoas perceberem o que causamos ao planeta, que essa mudança pode não ser reversível. Então, não é apenas sobre turismo”, disse Korosteleva, que dirige o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Global da Universidade de Warwick. “Acho que isso toca claramente em como precisamos começar a agir agora.”

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo