Hora Brasileira

Clima no Brasil: Chuva e Frio à Vista Após Onda de Calor

Publicidade

Clima no Brasil: Chuva e Frio à Vista Após Onda de Calor

Após um mês de calor intenso, o Brasil enfrenta uma nova frente fria, trazendo chuva e uma queda significativa nas temperaturas, especialmente no Centro-Sul

Após um mês com uma onda de calor intensa, o Brasil deve registrar temperaturas abaixo da média nos próximos dias. Segundo a Climatempo, uma nova e forte frente fria deve avançar pelo país a partir desta sexta-feira (24), trazendo chuva e frio principalmente para os estados do Centro-Sul.

Mudança no Sistema Atmosférico:

A sequência de frentes frias que passaram pelo Brasil desde o dia 10 foi responsável por enfraquecer e quebrar o bloqueio atmosférico instalado desde 22 de abril. Apesar de não manter as temperaturas baixas por muitos dias, elas deslocaram o sistema de alta pressão para o oceano, permitindo que as frentes frias avancem para outras regiões.

Formação e Avanço da Frente Fria:

De acordo com a Climatempo, a nova frente fria se formou entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai, deslocando-se rapidamente pelo Sul. Ainda nesta sexta-feira, o sistema chega ao Sudeste, avançando por São Paulo e pelo Espírito Santo no sábado (25).

Impacto nos Estados:

A massa de ar polar deve trazer chuva e frio para todos os estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro, Minas Gerais e sul dos estados do Centro-Oeste. Segundo a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, as baixas temperaturas do fim de semana resultam da combinação de chuva persistente, céu encoberto e forte atuação do ar polar.

Alerta de Chuvas no Sul:

Com a passagem dessa nova frente fria, as chuvas retornaram ao Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de acumulados de até 100 milímetros de chuva no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e boa parte de Santa Catarina. Ventos podem chegar até 100 km/h nessas regiões.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo