Hora Brasileira

Comissão Aprova Canais Estaduais Contra Violência de Gênero

Publicidade

Comissão Aprova Canais Estaduais Contra Violência de Gênero

Projeto de lei aprovado propõe canais 24 horas para atendimento de vítimas de violência de gênero, com objetivo de aprimorar a resposta e o suporte em cada estado brasileiro.
Deputada Yandra Moura, relatora da proposta
Deputada Yandra Moura, relatora da proposta

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que modifica a Lei Maria da Penha para incluir a criação de canais telefônicos e virtuais. Estes canais devem funcionar 24 horas por dia e oferecer orientação às vítimas de violência de gênero, encaminhando-as para serviços de polícia, justiça e apoio psicossocial.

Detalhes e Aprimoramentos do Projeto:

O texto aprovado é uma revisão da deputada Yandra Moura (União-SE) ao Projeto de Lei 2262/22, do deputado Felipe Carreras (PSB-PE). A revisão substituiu o termo “denúncias de crimes” por “notícias de infrações penais”, para incluir crimes e contravenções e usar uma linguagem mais técnica e apropriada.

Funcionamento do Disque 180:

O serviço nacional já existente, o Disque 180, oferece um canal para denúncias de violência contra a mulher. Contudo, o projeto defende a criação de um número específico em cada estado para garantir uma assistência mais direta e eficiente.

Tramitação e Futuro do Projeto:

A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde será decidida em caráter conclusivo. Além disso, o projeto prevê a elaboração de relatórios mensais a partir dos dados coletados pelos canais para aprimorar políticas públicas e desenvolver estatísticas sobre a condição das mulheres no país.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo