Hora Brasileira

Congresso da Guatemala Recusa Reconhecimento de Partido do Presidente Eleito

Publicidade

Congresso da Guatemala Recusa Reconhecimento de Partido do Presidente Eleito

O Congresso da Guatemala, dominado pelo partido no poder, não reconheceu os sete deputados do partido Movimento Semente do Presidente eleito Bernardo Arévalo após a suspensão do seu partido.
Protestos contra fraude eleitoral na Guatemala
Protestos contra fraude eleitoral na Guatemala

O Congresso da Guatemala, controlado pelo partido atualmente no poder, recusou-se na quarta-feira a reconhecer os sete deputados do partido Movimento Semente do Presidente eleito Bernardo Arévalo, após a suspensão do seu partido no início desta semana.

Movimento Contra o Partido:

Os deputados declararam seus colegas do Movimento Semente como independentes, no último movimento contra o partido desde a vitória esmagadora de Arévalo em 20 de agosto. Os promotores acusaram o Movimento Semente de irregularidades na coleta de assinaturas para o registro do partido anos antes. O caso foi anunciado em julho após Arévalo ganhar um lugar surpresa no segundo turno presidencial contra a ex-primeira-dama Sandra Torres.

Intervenção dos EUA:

O procurador anti-corrupção Rafael Curruchiche oficialmente informou o Congresso sobre a suspensão do partido, apesar dos recursos judiciais pendentes. O governo dos EUA sancionou Curruchiche por supostamente obstruir investigações de corrupção.

Reação do Movimento Semente:

Na quarta-feira, foi a primeira sessão do Congresso após um recesso de dois meses. Arévalo está entre os sete deputados declarados independentes e esteve presente na sessão de quarta-feira. Em uma coletiva de imprensa posterior, o Movimento Semente afirmou ser vítima de uma conspiração governamental e buscaria uma injunção bloqueando a ação do Congresso. Também disse que apresentaria uma queixa aos líderes da legislatura.

Declarações do Partido:

“Nos últimos dias, testemunhamos a articulação sistemática de ações voltadas para o desaparecimento do Movimento Semente, cancelando ao mesmo tempo o apoio do povo guatemalteco nas urnas, que expressou um enfático ‘não’ à corrupção”, disse o deputado do partido, Samuel Pérez. O legislador do Movimento Semente, Román Castellanos, disse que o impacto é que os deputados do Movimento Semente não podem ocupar posições de liderança no Congresso. Eles também perdem a presidência do único comitê parlamentar que detinham.

Comparação com Outro Partido:

O corpo agiu de maneira diferente no caso de outro partido, a União de Mudança Nacional, meses antes, quando seu status de partido foi cancelado pelo Tribunal Eleitoral Supremo. O partido aliado ao partido governante do Presidente Alejandro Giammattei não teve seus deputados declarados independentes ou destituídos de suas posições de liderança no comitê.

Promessa de Arévalo:

A vitória de Arévalo preocupa os poderes estabelecidos porque ele prometeu reiniciar a campanha contra a corrupção.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo