Hora Brasileira

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo em Gaza

Publicidade

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo em Gaza

Aprovada resolução de cessar-fogo entre Israel e Hamas, proposta pelos EUA.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução de cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, proposta pelos EUA. A votação teve 14 votos a favor, nenhuma oposição e uma abstenção da Rússia.

Declarações dos EUA:

A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, pediu ao Hamas que aceite a proposta, destacando que Israel já concordou com o cessar-fogo. Ela enfatizou que os combates poderiam parar imediatamente se o Hamas concordasse.

Resposta do Hamas e Autoridade Palestina:

O Hamas saudou a aprovação da resolução e afirmou estar pronto para cooperar com os mediadores para implementar os princípios do acordo. A Autoridade Palestina também apoiou a resolução, pedindo um cessar-fogo imediato.

Termos da Resolução:

A primeira fase do plano prevê:

  • Cessar-fogo de seis semanas
  • Retirada das forças israelenses de áreas densamente povoadas de Gaza
  • Libertação de reféns e prisioneiros

Histórico e Contexto:

Resoluções anteriores de cessar-fogo foram ignoradas por Israel e Hamas. A ex-juíza Sylvia Steiner afirmou que a falta de mecanismos de sanções eficazes enfraquece a implementação dessas resoluções.

Saída de Benny Gantz do Gabinete de Guerra:

Benny Gantz deixou o Gabinete de Guerra de Israel, criticando a falta de ação decisiva de Netanyahu e propondo uma governança independente para Gaza após a guerra.

Pressão Internacional:

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, visitou o Oriente Médio para pressionar países da região a persuadir o Hamas a aceitar o cessar-fogo.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo