Hora Brasileira

Declínio econômico da Rússia é irreversível

Publicidade

Declínio econômico da Rússia é irreversível

A economia da Rússia está em frangalhos. E embora a guerra na Ucrânia seja a principal culpada por esse estado de coisas, existem outros.
Vladimir Putin
Vladimir Putin

Para piorar as coisas para Moscou, as escolhas do presidente Vladimir Putin tornaram impraticáveis os caminhos econômicos tradicionais para sair da recessão e da estagnação econômica.

Normalmente, uma economia doméstica operando sob um regime de sanções como o enfrentado pela Rússia criaria substitutos para bens e serviços indisponíveis. Mas as sanções limitam drasticamente o investimento estrangeiro direto, necessário para modernizar a economia russa. A natureza básica do sistema econômico de Putin torna quase impossível para a Rússia sair de seu profundo buraco econômico. A estabilidade econômica e política, pré-condições necessárias para a reforma econômica, está muito além do horizonte devido à guerra na Ucrânia, às sanções e à tentativa de golpe de Yevgeny Prigozhin.

A Rússia carece de uma economia diversificada. É fortemente dependente de seu setor de petróleo e gás natural para reservas em moeda forte. Falta-lhe uma classe empreendedora vibrante. A corrupção e o crime organizado são desenfreados na Rússia. Novos negócios, o motor do crescimento econômico e da inovação nos Estados Unidos, são inexistentes. Estado de direito fraco e regulamentação comercial excessiva são endêmicos. Conclusão: a Rússia precisa de grandes reformas econômicas internas e uma estabilidade política muito melhorada para resolver seus problemas.

Como as pequenas e novas empresas não podem salvar a economia russa da estagnação, cabe às grandes corporações estatais guiar a Rússia para fora de seu pântano econômico. Isso não vai acontecer. As grandes corporações estatais são uma das fraquezas centrais da economia russa. Eles são ineficientes, inchados e fontes de corrupção embutida.

Vale a pena enfatizar o quão excessivamente dependente de seus setores de petróleo e gás natural a Rússia é. Antes da guerra ucraniana, as receitas de petróleo e gás natural representavam até 45% do orçamento total da Rússia. Depois que as sanções foram impostas por causa da invasão russa, as receitas do petróleo caíram para apenas 23% do orçamento russo. A Rússia tem uma forte vantagem comparativa na produção de petróleo e gás natural. Está entre os três maiores produtores de petróleo. A Rússia só fica atrás dos EUA na produção de gás natural. Sem dúvida, possui as maiores reservas de gás do mundo, mas o excesso de confiança torna a economia vulnerável a quedas na demanda global.

Outro problema para Putin e a Rússia?

A Rússia investe pouco em seus setores de petróleo e gás. Com o tempo, o investimento esvaziará essa joia da coroa da economia russa. Segundo a empresa de pesquisa norueguesa Rystad Energy, o investimento russo em seus setores de petróleo e gás cairá cerca de 30% por causa das sanções. O setor de gás natural liquefeito da Rússia será especialmente atingido. E a Rússia está ausente da indústria que é descrita como o ‘petróleo’ do século 21, os semicondutores.

O que é especialmente irônico sobre a ausência da Rússia na indústria global de semicondutores é a história de preeminência global da Rússia em matemática e física. A Rússia tem o capital intelectual para ser uma força dominante no espaço dos semicondutores e da inteligência artificial, mas seus sistemas político e econômico impedem o desenvolvimento dessa nascente vantagem comparativa.

Em algum momento, o rublo vai parar com um estrondo na mesa de Putin.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo