Hora Brasileira

Deputada Carla Zambelli enfrenta inquérito por suposto envolvimento com hacker

Deputada Carla Zambelli enfrenta inquérito por suposto envolvimento com hacker

A deputada Carla Zambelli é investigada por possíveis pagamentos a um hacker para manipular dados no Conselho Nacional de Justiça. Ela condiciona depoimento à PF ao acesso ao inquérito.
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que vai nesta segunda-feira (7) à Polícia Federal (PF) em São Paulo, após ser intimada a depor, mas que só falará se tiver acesso às investigações do seu caso.

Investigação em Andamento:

Ela é investigada por uma possível contratação de um hacker para inserir, de maneira ilegal, dados no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), incluindo um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Posicionamento da Deputada:

A declaração da deputada foi dada por meio de nota do advogado da parlamentar, Daniel Bialski, na última sexta-feira (4). No documento, a defesa alega que Zambelli não cometeu ou participou de nenhum ato ilícito.

Demanda por Transparência:

“Por expressa orientação da defesa técnica, [Zambelli] não responderá às perguntas até que sejam fornecidas cópias de todo o inquérito e das cautelares”, diz a nota do advogado, que complementa indicando que deputada quer “ser ouvida e prestar todos os esclarecimentos”.

Razão da Investigação:

Entenda por que Zambelli é investigada. O hacker Walter Delgatti, conhecido por acessar e divulgar mensagens da operação Lava Jato, foi preso pela Polícia Federal (PF) na quarta-feira (2). A operação 3FA teve como principal foco esclarecer uma invasão aos sistemas do CNJ e a inserção de documentos e alvarás de soltura falsos.

Envolvimento da Deputada:

O caso passou para a competência do Supremo Tribunal Federal (STF) após a suspeita de envolvimento da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Segundo os investigadores, Delgatti teria invadido os sistemas entre setembro e dezembro de 2022 a pedido de Zambelli, com o objetivo de expor vulnerabilidades do Poder Judiciário pouco antes das eleições.

Pagamentos Investigados:

O hacker preso recebeu R$ 13,5 mil da deputada, segundo a PF. Os pagamentos feitos são um dos elementos que embasam a operação. “Os pagamentos foram sempre relacionados ao site, para ele fazer melhorias no site, fazer firewall no site e ligar as minhas redes sociais ao site, que ele próprio disse que não conseguiu realizar essa tarefa. Inclusive, deveria ter tido até a devolução [do dinheiro]”, argumentou Zambelli em coletiva na Câmara dos Deputados.

Perfil da Deputada Carla Zambelli:

Na última eleição, a parlamentar foi a mulher mais votada do Brasil para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados e a pessoa mais votada de São Paulo, com 946 mil votos. Ela está em seu segundo mandato consecutivo. Desde o início do governo Bolsonaro, Zambelli se notabilizou como uma das principais aliadas do ex-mandatário, apoiando-o em pautas econômicas e de costumes.

Filiada ao PL, mesmo partido de Bolsonaro, atualmente, ela é vice-líder da minoria na Câmara. Antes de entrar na vida pública, Zambelli atuou como gerente de projetos da KPMG em São Paulo, quando se tornou líder do movimento “Nas Ruas”.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo