Hora Brasileira

Descompactando a mudança de Bolsonaro para uma pequena cidade da Flórida

Publicidade

Descompactando a mudança de Bolsonaro para uma pequena cidade da Flórida

Bolsonaro encontrou um refúgio incomum nos Estados Unidos, onde chegou no final de dezembro do ano passado, vários dias antes de seus partidários invadirem prédios do governo em Brasília na tentativa de derrubar a vitória eleitoral de seu rival, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Jair Bolsonaro - Tentativa de Golpe 8 de Janeiro
Jair Bolsonaro - Tentativa de Golpe 8 de Janeiro

Em casa, Bolsonaro está sendo investigado por suposto envolvimento nos distúrbios, o que ele nega.

Do luxuoso palácio presidencial, Bolsonaro, alma gêmea política do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, passou a morar em uma pequena comunidade de casas quase idênticas perto do resort Disney World.

Em suas primeiras seis semanas nos Estados Unidos, Bolsonaro se manteve discreto, ficando na casa do ex-campeão brasileiro de artes marciais José Aldo em Orlando, visitando um supermercado local e sendo fotografado comendo frango frito sozinho em um restaurante KFC.

Na sexta-feira, o homem que até recentemente comandava grandes multidões em seu país natal, falou para cerca de 400 apoiadores em um evento organizado pela organização conservadora norte-americana Turning Point USA no hotel Trump National, na cidade de Doral, perto de Miami.

Não ficou claro se o próprio Trump desempenhou algum papel na organização do evento.

A reunião teve a atmosfera de um comício eleitoral. Bolsonaro falou apaixonadamente sobre o cumprimento de seus deveres para com seu país – exceto que o homem apelidado de “Trump dos Trópicos” estava na Flórida, a vários milhares de quilômetros de sua terra natal.

“Não há maior satisfação do que cumprir um dever”, disse Bolsonaro sobre sua presidência.

Ele falou para uma platéia vestida com ternos e vestidos elegantes, além das camisas amarelas e verdes da seleção brasileira de futebol.

Três dias antes, Bolsonaro discursava no salão de um restaurante de shopping em Orlando, em evento organizado pela comunidade brasileira de expatriados na Flórida.

Bolsonaro, que repetidamente questionou a vitória apertada de Lula no segundo turno em 30 de outubro, voltou a questionar sua derrota eleitoral, chamando-se de “mais popular do que nunca”.

“Muita gente ainda está abalada com o que aconteceu nas eleições… mas vamos enfrentar esse momento e, se Deus quiser, vamos vencer juntos”, afirmou.

No entanto, Bolsonaro disse que se arrependeu “do que algumas pessoas incoerentes fizeram” durante a agitação.

A multidão foi acolhedora em ambos os eventos da Flórida, com torcedores abraçando e tirando selfies com ele e torcendo por ele.

No entanto, ele enfrenta um futuro incerto.

Após declarar publicamente a intenção de voltar ao Brasil no final de janeiro, Bolsonaro solicitou na semana passada um novo visto para poder permanecer nos Estados Unidos por mais seis meses.

Um de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro, chegou a dizer que o ex-presidente não tinha data para voltar.

“Pode ser amanhã, ou daqui a seis meses, ou ele pode nunca mais voltar”, disse ele a repórteres.

No restaurante Orlando na terça-feira, Bolsonaro, no entanto, prometeu “permanecer ativo na política brasileira”.

Ele não entrou em detalhes.

Agora resta saber se ele se mantém discreto ou se tenta aumentar sua posição nos Estados Unidos.

“Sempre fui um grande admirador do povo americano – suas liberdades, seu patriotismo e seu amor pela bandeira”, disse ele na reunião.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo