Hora Brasileira

Dezenas de crianças indígenas são hospitalizadas em meio a crise de saúde

Publicidade

Dezenas de crianças indígenas são hospitalizadas em meio a crise de saúde

Secretaria de Saúde de Boa Vista, capital do estado de Roraima, diz que 59 crianças estão internadas, 45 delas do povo Yanomami

Dezenas de crianças indígenas que sofrem de desnutrição e doenças agudas foram hospitalizadas no norte do Brasil, com parentes em redes segurando seus corpos emaciados em cenas que destacam a gravidade de uma crise de saúde pública.

O secretário de saúde de Boa Vista, capital do estado de Roraima, disse na sexta-feira que 59 crianças indígenas estavam atualmente no único hospital pediátrico do estado, 45 delas do povo Yanomami. Oito estavam sob cuidados intensivos.

Isso se compara a um total de 703 internações em todo o ano passado, disse o secretário, observando que a maioria das crianças foi internada por diarréia aguda, gastroenterocolite, desnutrição, pneumonia e malária.

O governo do Brasil declarou na semana passada uma emergência médica no território Yanomami, a maior reserva indígena do país, após relatos de crianças morrendo de desnutrição e outras doenças causadas pela mineração ilegal de ouro.

Lula acusa Bolsonaro de genocídio contra Yanomami na Amazônia

As autoridades chamaram a crise de “genocídio”, culpando o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro pela negligência, com alguns dizendo que o território agora parece um “campo de concentração”.

“A desnutrição é o maior problema no momento”, disse a secretária de saúde de Boa Vista, Regiane Matos, à Reuters em entrevista. “Essas pessoas foram esquecidas em suas comunidades. Nos últimos anos só piorou, e o que queremos agora são soluções”.

Ela disse que a mineração ilegal na região “agravou” a crise, poluindo severamente as hidrovias cruciais do território, onde os Yanomamis obtêm água e comida.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo