Hora Brasileira

Dino suspende lei que proíbe linguagem neutra nas escolas

Publicidade

Dino suspende lei que proíbe linguagem neutra nas escolas

O ministro Flávio Dino, do STF, suspendeu a lei do Amazonas que proibia a linguagem neutra nas escolas públicas e privadas.
Flávio Dino no STF
Flávio Dino no STF

A decisão atendeu ao pedido da Aliança Nacional LGBTI+ e da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh), que consideraram a lei inconstitucional.

As entidades alegaram que a lei invadia a competência do Congresso Nacional para legislar sobre diretrizes e bases da educação.

Flávio Dino concordou com os peticionantes, afirmando que estados não podem legislar sobre essa matéria. Ele destacou que a língua portuguesa é “viva” e aberta a novas possibilidades.

O ministro explicou que, na ausência de legislação nacional sobre linguagem neutra, qualquer legislação estadual, distrital ou municipal sobre o tema é inconstitucional.

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu uma lei semelhante em Ibirité (MG), reforçando que somente o Congresso Nacional pode legislar sobre normas educacionais.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo