Hora Brasileira

Encerrada votação na Espanha; maioria pode ser alcançada por partidos de direita.

Publicidade

Encerrada votação na Espanha; maioria pode ser alcançada por partidos de direita.

No domingo (23), as urnas na Espanha fecharam às 15h, dia em que os 37 milhões de eleitores do país votaram para definir a composição do parlamento, que inclui a Câmara dos Deputados e o Senado.
Cédulas para votação durante as eleições gerais em 23 de julho de 2023 em Granada, Espanha.
Cédulas para votação durante as eleições gerais em 23 de julho de 2023 em Granada, Espanha.

Segundo pesquisas eleitorais, o Partido do Povo (PP), de oposição conservadora, liderava as intenções de voto, porém, sem maioria absoluta. A maioria poderia ser alcançada através de uma aliança com o Vox, partido de extrema-direita espanhol.

De acordo com uma pesquisa do GAD3, conduzida para o grupo de mídia Mediaset e publicada após o encerramento da votação, o PP poderia obter 150 assentos no parlamento, enquanto o Vox poderia chegar a 31. Este estudo foi baseado em 10.000 intenções de voto coletadas durante a campanha eleitoral até sábado (22). Paralelamente, a coalizão de esquerda, comandada pelos socialistas do partido do primeiro-ministro Pedro Sanchez, poderia obter um total de 149 assentos.

Contudo, outra pesquisa da Sigma Dos para a emissora estatal RTVE, que entrevistou 17.000 eleitores, indicou que nenhum partido estava próximo de obter a maioria absoluta, e que uma aliança de direita poderia conseguir isso apenas na margem de erro.

A formação do governo federal na Espanha é determinada pelas bancadas eleitas para a Câmara dos Deputados, conhecida localmente como “Congreso de los Diputados”. O partido ou coalizão que obtém a maioria absoluta – 176 das 350 cadeiras – tem a capacidade de eleger o candidato a primeiro-ministro.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo