Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Equador Antecipa Eleições em Meio a Crise Política e Violência

Publicidade

Equador Antecipa Eleições em Meio a Crise Política e Violência

Em meio a uma crise política e violência, o Equador antecipa suas eleições. O pleito, originalmente marcado para 2025, ocorre após decisões controversas do presidente Guillermo Lasso.
Forças Armadas do Equador reforçam esquema de segurança para as eleições presidenciais / Divulgação/Forças Armadas Equador
Forças Armadas do Equador reforçam esquema de segurança para as eleições presidenciais / Divulgação/Forças Armadas Equador

Em campanha marcada pela violência, Equador vai às urnas neste domingo (20). Pleito aconteceria apenas em 2025, mas foi antecipado pelo presidente Guillermo Lasso por causa da crise política e da comoção interna. Os equatorianos vão às urnas neste domingo (20) escolher o novo presidente do país e legisladores. Mais de 13 milhões de pessoas estão elegíveis a votar.

Antecipação das Eleições:

A eleição aconteceria apenas em 2025, mas foi antecipada pelo presidente Guillermo Lasso em 17 de maio, quando decretou a chamada “morte cruzada”. A justificativa usada foi a grave crise política e comoção interna.

Violência na Campanha:

A campanha eleitoral, que terminou na quinta-feira (17), foi marcada pela violência, com o ponto mais trágico sendo o assassinado a tiros de Fernando Villavicencio, um dos candidatos, no dia 9 de agosto, a menos de um mês do pleito.

Medidas de Segurança:

Para garantir a segurança, o governo planejou um esquema de segurança com mais de 100 mil agentes, incluindo as Forças Armadas e a Polícia Nacional.

Razões para Antecipação:

Entenda por que a eleição foi antecipada. Em 17 de maio, o presidente Guillermo Lasso decretou a chamada “morte cruzada”, dissolvendo a Assembleia e encurtando seu mandato, para posterior convocação de eleições.

Horário de Votação:

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) detalha que o horário disponível para votar é das 7h às 17h, no horário local. Já para votação no exterior, o horário será das 9h até às 19h (hora local do país em que o eleitor está).

Candidatos à Presidência:

Oito chapas foram inscritas para a disputa para presidente e vice-presidente. Saiba quem são eles nesta matéria e na galeria acima.

Assassinato de Villavicencio:

Villavicencio, ex-parlamentar e jornalista investigativo com histórico de denunciar corrupção, foi morto a tiros ao deixar um comício no Anderson College, em Quito, capital do Equador, no dia 9 de agosto.

Segurança para as Eleições:

A Polícia Nacional contará com um contingente de 53.707 tropas em todo o território, segundo informou o ministro do Interior, Juan Zapata.

Mobilização das Forças Armadas:

O Exército do Equador realiza ações nas ruas do país desde o assassinato de Villavicencio, incluindo revista de carros e de cidadãos. As Forças Armadas estão mobilizadas em todo o território nacional por um período de 60 dias.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo