Hora Brasileira

EUA Neutralizam Ataque Houthi no Mar Vermelho

EUA Neutralizam Ataque Houthi no Mar Vermelho

Helicópteros da Marinha dos EUA afundam barcos Houthi após ataque a cargueiro no Mar Vermelho; grupo rebelde iemenita reivindica ação.
O USS Eisenhower é visto no Canal de Suez em novembro de 2023
O USS Eisenhower é visto no Canal de Suez em novembro de 2023

Os Estados Unidos anunciaram o afundamento de três barcos Houthi que atacaram um cargueiro no Mar Vermelho. O grupo rebelde iemenita, apoiado pelo Irã, justificou os ataques como uma forma de pressionar Israel a enviar ajuda para a população de Gaza.

Helicópteros da Marinha dos EUA afundaram três dos quatro pequenos barcos Houthi após eles atacarem e tentarem abordar o navio cargueiro Maersk Hangzhou, próximo à costa do Iêmen. Esta ação foi uma resposta a um pedido de socorro do Maersk Hangzhou, que estava sendo atacado por barcos vindos de áreas do Iêmen controladas pelos Houthi.

Segundo o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM), os barcos Houthi, armados e tentando abordar o cargueiro, foram alvejados pelos helicópteros de ataques em legítima defesa. Três barcos foram afundados e suas tripulações mortas. O quarto barco conseguiu fugir. Não houve danos ao pessoal ou equipamentos dos EUA.

Esta série de ataques no Mar Vermelho, realizada pelos Houthis, tem afetado o trânsito marítimo, uma das rotas comerciais mais importantes do mundo. O grupo rebelde iemenita visa navios comerciais para exercer pressão sobre Israel a favor de Gaza.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo