Hora Brasileira

Governo lança Programa de Qualificação Profissional para 100 mil trabalhadores

Publicidade

Governo lança Programa de Qualificação Profissional para 100 mil trabalhadores

Iniciativa visa fortalecer políticas públicas e impulsionar o crescimento econômico
Escritor abolicionista baiano Manoel Querino
Escritor abolicionista baiano Manoel Querino

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou nesta terça-feira o lançamento do Programa Manuel Querino de Qualificação Profissional (PMQ). A iniciativa, que busca qualificar 100 mil trabalhadores, é parte de uma estratégia para fortalecer a política pública de qualificação, especialmente focada em jovens e na população vulnerável, com ênfase na promoção da diversidade e combate à discriminação.

A oferta de cursos, viabilizada por meio de parcerias entre o Ministério e estados, municípios, institutos e universidades federais, reflete um esforço conjunto para impulsionar a empregabilidade e a capacitação da mão de obra nacional.

Cristina Kavalkievicz, diretora de qualificação social e profissional do Ministério do Trabalho, destacou que cerca de 60 mil pessoas serão beneficiadas através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), enquanto outras 40 mil terão acesso aos cursos por meio de institutos e universidades federais na primeira fase do programa. Ela ressaltou a intenção de firmar parcerias com movimentos da sociedade civil organizada em etapas futuras, indicando a necessidade de buscar mais recursos para ampliar o alcance do PMQ.

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, enfatizou a importância do programa como uma aposta do governo para impulsionar o crescimento econômico. Marinho destacou a necessidade de proporcionar oportunidades para que os profissionais acompanhem as inovações do mercado e ressaltou a política de valorização do salário mínimo como fundamental para aumentar a massa salarial, impulsionando o consumo e a demanda de produção.

O lançamento do programa é visto como uma frente adicional na política de reconstrução do Brasil, uma vez que a Política Nacional de Qualificação do Trabalhador havia sido descontinuada no governo anterior. O ministro ressaltou a importância de apostar em acordos coletivos, aumento da representatividade dos sindicatos e melhoria do ambiente de trabalho.

O Programa Manuel Querino de Qualificação Profissional presta homenagem ao escritor abolicionista baiano Manoel Querino, nascido em 28 de julho de 1851. Reconhecido por sua contribuição à cultura africana na Bahia, Querino fundou uma das primeiras cooperativas de trabalhadores da construção civil do Brasil, a Liga Operária Baiana. Seu legado inclui a criação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. O Ministro destacou a importância de Querino como um “grande intelectual negro que representa o compromisso do ministério com o resgate do trabalhador, sem preconceitos e de forma diversa”. O programa reflete, assim, não apenas uma estratégia econômica, mas também um compromisso com a valorização da diversidade e a inclusão social.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo