Hugo Motta é eleito presidente da Câmara com apoio de PT e PL
Hugo Motta é eleito presidente da Câmara com apoio de PT e PL

Hugo Motta Debaterá Anistia do 8 de Janeiro na Câmara

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a decisão sobre a votação da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro será tomada após reuniões com líderes partidários nos próximos dias. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa concedida à mídia paraibana neste domingo (2). Motta foi eleito no sábado (1º) com o apoio do PT, PL e outros 16 partidos.

Divisão na Câmara

Segundo Hugo Motta, o tema é um dos mais polêmicos na Casa atualmente. “Temos um PL que defende a anistia para os presos do 8 de janeiro, enquanto o PT é contrário à votação. Vamos conduzir esse debate com a maior imparcialidade possível”, destacou.

O presidente da Câmara ressaltou que o tema deve ser tratado com cautela para evitar excessos. Ele também lembrou que o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), criou uma comissão especial para discutir a questão.

Pautas de Costumes Não Serão Prioridade

Durante a entrevista, Motta afirmou que temas ideológicos, como a legalização do aborto, não estarão entre as prioridades do Congresso. “Essas pautas dividem o país e raramente trazem benefícios imediatos. Precisamos focar em questões que impactem diretamente a vida das pessoas, como geração de emprego e distribuição de renda”, afirmou.

Apesar de presidir a Câmara, Hugo Motta ressaltou que as decisões sobre a pauta são compartilhadas com os líderes partidários, e não são exclusivas dele.

Trajetória Política

Natural de João Pessoa e com 35 anos, Hugo Motta foi o deputado mais votado da Paraíba nas eleições de 2022, com 158.171 votos. Médico por formação, ele iniciou sua carreira política aos 21 anos, sendo o deputado federal mais jovem da história ao ser eleito em 2010.

Sua trajetória está profundamente ligada à política paraibana. O avô paterno, Nabor Wanderley, foi prefeito de Patos, assim como seu pai, Nabor Wanderley Filho, que também ocupou o cargo em dois mandatos. Do lado materno, a avó, Francisca Motta, está em seu sexto mandato como deputada estadual.

Hugo Motta já integrou a base de apoio dos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) e, atualmente, também apoia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Líder do Republicanos na Câmara por três anos consecutivos, Motta é visto como uma figura em ascensão na política nacional e estadual, com especulações sobre uma possível candidatura ao Senado ou ao governo da Paraíba em 2026.

Outras Fontes: