Hora Brasileira

Impacto Global da Vacinação: 50 Anos Salvando Vidas

Publicidade

Impacto Global da Vacinação: 50 Anos Salvando Vidas

Um estudo abrangente revela que os esforços globais de imunização salvaram cerca de 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, sublinhando o papel vital das vacinas na saúde pública mundial.
Organização Mundial da Saúde
Organização Mundial da Saúde

Os esforços globais de imunização ao longo dos últimos 50 anos resultaram na preservação de pelo menos 154 milhões de vidas, equivalente a salvar 6 vidas a cada minuto de cada ano. A maior parte dessas vidas salvas – 101 milhões – foram de bebês. Este impacto monumental foi detalhado em um estudo liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado por The Lancet, destacando a vacinação como a maior contribuição individual de qualquer intervenção de saúde para assegurar que bebês não apenas sobrevivam ao seu primeiro ano, mas também prosperem até a idade adulta.

Eficácia das Vacinas Específicas:

Dentre as vacinas estudadas, a vacina contra o sarampo teve o impacto mais significativo na redução da mortalidade infantil, respondendo por 60% das vidas salvas por meio da imunização. A vacinação contra 14 doenças (difteria, Haemophilus influenzae tipo B, hepatite B, encefalite japonesa, sarampo, meningite A, coqueluche, doença pneumocócica invasiva, poliomielite, rotavírus, rubéola, tétano, tuberculose e febre amarela) contribuiu diretamente para a redução de 40% das mortes infantis globalmente, e mais de 50% na Região Africana.

Papel Fundamental das Organizações:

O estudo sublinha a importância da manutenção do progresso em imunização em cada país e de acelerar esforços para alcançar os 67 milhões de crianças que perderam uma ou mais vacinas durante os anos da pandemia. A UNICEF, como um dos maiores compradores de vacinas do mundo, adquire mais de 2 bilhões de doses anualmente, garantindo que comunidades remotas e carentes tenham acesso aos serviços de imunização.

Avanços e Desafios Futuros:

Desde sua fundação em 2000, a Gavi, a Aliança das Vacinas, ajudou a proteger uma geração inteira, fornecendo vacinas contra 20 doenças infecciosas. Os esforços intensificados nas partes mais vulneráveis do mundo ajudaram a salvar mais vidas e promover a equidade em vacinas. O desafio agora é garantir que esses esforços sejam totalmente financiados para proteger o progresso alcançado e ajudar os países a enfrentar os desafios atuais de seus programas de imunização.

Importância Contínua da Vacinação:

As campanhas de imunização tornaram-se a base dos serviços de saúde primários devido ao seu amplo alcance e cobertura. Além de oportunidades para vacinação, esses programas também possibilitam o fornecimento de outros cuidados vitais, como suporte nutricional, prevenção de tétano materno, triagens de doenças e distribuição de redes contra mosquitos para proteger as famílias de doenças como a malária.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo