Hora Brasileira

Investigação Sobre Lavagem de Dinheiro Envolvendo Jair Renan Bolsonaro

Publicidade

Investigação Sobre Lavagem de Dinheiro Envolvendo Jair Renan Bolsonaro

Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente, é alvo de investigação sobre lavagem de dinheiro e associação criminosa. O caso envolve apreensões, prisões e empresas de fachada.
O filho mais novo do ex-presidente, Jair Renan, foi alvo de uma operação da Polícia Civil do DF que apura um megaesquema de fraudes
O filho mais novo do ex-presidente, Jair Renan, foi alvo de uma operação da Polícia Civil do DF que apura um megaesquema de fraudes

Nunes Marques é relator de pedido de Jair Renan para ter acesso a investigação sobre lavagem de dinheiro. O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado relator do pedido apresentado por Jair Renan Bolsonaro para ter acesso aos autos do inquérito.

Apreensões em Santa Catarina:

Há mais de uma semana, a Polícia Civil do DF está com o celular, um HD e anotações de Jair Renan, que foram recolhidos no apartamento dele, em Santa Catarina. O advogado Admar Gonzaga afirmou à CNN que pediu acesso às informações à justiça do Distrito Federal, mas não houve resposta. Por isso, a defesa entrou com uma reclamação no STF.

Operação e Prisões:

A mesma operação que apreendeu itens de Jair Renan levou à prisão de Maciel Carvalho, instrutor de tiros e influencer digital. A polícia investiga um esquema de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. O grupo agiria a partir de laranjas e empresas fantasmas.

Carreira Política de Jair Renan:

Em junho deste ano, Jair Renan se filiou ao Partido Liberal (PL), mesma sigla de seu pai. A estratégia política para Jair Renan dentro do partido já foi definida: ele deve se lançar à vaga de vereador em Balneário Camboriú em 2024, impulsionando uma possível disputa a deputado federal em 2026.

Investigações Anteriores:

Ainda durante o governo de seu pai, em 2021, Jair Renan foi alvo de investigação da Polícia Federal (PF) por suspeitas de tráfico de influência e lavagem de dinheiro. No final de 2022, o jornal O Globo divulgou um relatório da Polícia Federal sobre interferência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nas investigações.

Detalhes do Esquema Investigado:

O filho mais novo do ex-presidente, Jair Renan, foi alvo de uma operação da Polícia Civil do DF que apura um megaesquema de fraudes. O principal alvo é Maciel Alves de Carvalho, acusado de ser o cabeça do esquema. A investigação envolve empresas de fachada, laranjas e crimes diversos. A polícia apreendeu celulares, HD’s e documentos, que serão periciados.

Posicionamento da Defesa:

A defesa de Jair Renan disse que ele está surpreso com a operação e tranquilo com o ocorrido. O advogado de Maciel Alves informou que ainda não teve acesso aos autos e se pronunciará depois.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo