Um pequeno avião de transporte médico colidiu com vários edifícios no nordeste da Filadélfia, provocando incêndios em casas e veículos, além de deixar feridos no solo.
A aeronave, que realizava uma missão de transporte médico na noite de sexta-feira, transportava quatro tripulantes, uma criança paciente e o acompanhante da paciente, segundo informou a empresa Jet Rescue Air Ambulance.
“Sabemos que haverá perdas”, declarou o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, durante uma coletiva de imprensa no local do acidente, classificando o episódio como um “terrível desastre aéreo”.
Equipes de emergência correram para o local, enquanto moradores, em pânico, enchiam as ruas repletas de destroços em chamas e fragmentos da aeronave. Testemunhas relataram cenas caóticas, com feridos e construções em chamas.
A criança a bordo do avião estava recebendo tratamento nos EUA para uma condição de saúde grave e retornava para Tijuana, no México, segundo Shai Gold, porta-voz da Jet Rescue Air Ambulance.
A menina estava acompanhada pela mãe, além de um piloto, copiloto, médico e paramédico. O tratamento da criança foi patrocinado por uma organização de caridade, disse Gold. “Ela lutou muito para sobreviver, mas, infelizmente, essa tragédia aconteceu no caminho de volta para casa”, lamentou.
O Consulado do México na Filadélfia publicou um aviso para que cidadãos mexicanos afetados pelo acidente entrem em contato com uma linha de emergência.
A prefeita da Filadélfia, Cherelle Parker, afirmou que ainda não há confirmação do número de fatalidades, mas pediu orações para todos os afetados. “Se você vir destroços, ligue para o 911 e não toque em nada”, alertou.
O acidente ocorreu a poucos quarteirões do Roosevelt Mall, um shopping center de três andares localizado em uma área densamente povoada da Filadélfia, a quinta maior cidade dos Estados Unidos.
Vídeos divulgados online mostram o momento em que o avião cai rapidamente, gerando uma enorme bola de fogo. Testemunhas relataram que estilhaços danificaram carros e espalharam destroços em chamas pelas ruas. Fotos mostram veículos carbonizados e destruídos.
Um motorista contou à CBS que estava na área quando ouviu um som estranho, seguido de uma explosão ensurdecedora. “Todo mundo começou a gritar”, disse. Outra testemunha afirmou que a explosão “iluminou todo o céu” e descreveu a sensação do impacto como um terremoto.
O que se sabe sobre o acidente?
O avião, um Learjet 55, decolou do Aeroporto do Nordeste da Filadélfia por volta das 18h30 (horário local) e caiu a menos de seis quilômetros do local de partida, de acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA).
A FAA informou que o voo tinha como destino o Aeroporto Nacional de Springfield-Branson, no Missouri. Inicialmente, a agência disse que havia duas pessoas a bordo, mas depois revisou o número para seis.
Dados do site FlightAware, que rastreia voos, indicam que o avião era operado pela empresa Med Jets e havia chegado à Filadélfia vindo da Flórida menos de quatro horas antes do acidente.
A FAA e o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) estão investigando o caso.
Em comunicado, o presidente Donald Trump afirmou que sua administração está “totalmente envolvida”. “É muito triste ver o avião cair na Filadélfia, Pensilvânia. Mais almas inocentes perdidas”, declarou.
O acidente ocorre apenas dois dias após uma colisão fatal entre um jato comercial e um helicóptero militar em Washington DC, onde se suspeita que todas as 67 pessoas a bordo das duas aeronaves tenham morrido. Foi o acidente aéreo mais mortal nos Estados Unidos em mais de 20 anos.