Hora Brasileira

Juiz ordena que Trump pague quase US$ 355 milhões em julgamento por fraude civil

Publicidade

Juiz ordena que Trump pague quase US$ 355 milhões em julgamento por fraude civil

O juiz Arthur Engoron proibiu o ex-presidente Donald Trump de servir como executivo ou diretor de qualquer empresa ou outra entidade legal de Nova York em Nova York por um período de três anos.
Donald Trump
Donald Trump

A recente derrota de Donald Trump em Nova York serve como um forte indicador do que está por vir em seus julgamentos criminais. O ex-presidente, conhecido por combater cada batalha, grande ou pequena, na corte da opinião pública, frequentemente encontra derrotas nos tribunais de justiça.

Na sexta-feira, o juiz Arthur Engoron decidiu que Donald Trump e a Organização Trump devem pagar mais de 364 milhões de dólares em danos. Engoron também proibiu o ex-presidente de atuar como oficial ou diretor de qualquer corporação de Nova York ou outra entidade legal no estado por um período de três anos. Esta decisão, embora provavelmente seja contestada, marca mais uma derrota para Trump em um caso civil, apontando para o que provavelmente virá uma vez que seus julgamentos criminais comecem.

Trump luta todas as suas batalhas na corte da opinião pública, um espaço sem regras de procedimento ou evidência, onde ele pode mentir com relativa impunidade. No entanto, quando seus desafios legais são levados aos tribunais de justiça, onde as regras de evidência e procedimento são aplicadas, Trump enfrenta derrotas.

Nos seus últimos três julgamentos civis, Trump sofreu derrotas significativas. Desde a alegação de estupro por E. Jean Carroll em uma loja de departamentos de Manhattan nos anos 90, onde o júri o considerou culpado de abuso sexual e difamação, até o seu julgamento por fraude empresarial em Nova York, Trump encontrou pouco sucesso. Suas tentativas de manipular a narrativa pública falharam diante das exigências rigorosas dos procedimentos legais.

Estas perdas nos julgamentos civis prenunciam mal para os próximos julgamentos criminais de Trump. Diferente dos processos civis, nos criminais, os réus são obrigados a comparecer a todos os procedimentos do julgamento, e as regras de procedimento criminal e de evidência são estritamente observadas. As declarações de Trump fora do tribunal, especialmente aquelas relacionadas aos documentos classificados que levou da Casa Branca, poderão ser usadas contra ele, complicando sua defesa.

Anos de crença persistente na imunidade de Trump às consequências de seus atos estão sendo desafiados. Seu histórico político, incluindo uma derrota rara para um presidente incumbente, é no melhor dos casos misto. Nos tribunais, a história é ainda mais clara: uma vez que Trump é restringido pelas regras de evidência e procedimento criminal, sua série de derrotas em julgamento provavelmente continuará.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo