O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (4) que um “aloprado” eleito para a Presidência pode destruir políticas públicas construídas ao longo de décadas. Embora não tenha mencionado diretamente Jair Bolsonaro, a crítica foi claramente direcionada ao ex-presidente. A declaração ocorreu durante a abertura da 6ª edição do Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Brasília.
Lula destacou a fragilidade das conquistas sociais diante de mudanças políticas abruptas:
“Construir leva décadas. Para destruir, basta um aloprado ganhar as eleições, que ele destrói em quatro anos o que a gente fez em 20 ou 30,” afirmou.
Ele também criticou políticas que priorizam o armamento da população em detrimento da educação:
“Fica melhor criar CAC [colecionador, atirador desportivo e caçador] para as pessoas aprenderem a atirar do que criar escola para as crianças aprenderem a estudar,” disse o presidente.
Lula ressaltou que seu governo ainda tem dois anos para reforçar programas sociais e educacionais, enfatizando a importância de proteger esses avanços de retrocessos futuros. O PNAE, que fornece alimentação escolar para milhões de crianças, foi usado como exemplo de políticas que precisam ser preservadas e fortalecidas.
A declaração gerou repercussão imediata, reacendendo debates sobre os impactos das gestões anteriores nas áreas de educação, saúde e segurança. A crítica indireta a Bolsonaro reforça o tom de confronto que deve marcar o cenário político nos próximos anos, especialmente com a aproximação das eleições de 2026.
Fontes adicionais: R7