Hora Brasileira

Mato Grosso liderou o ranking de queimadas em 2022

Publicidade

Mato Grosso liderou o ranking de queimadas em 2022

O volume de chuvas acima do esperado no mês de agosto não conseguiu frear de maneira ampla o avanço do fogo no estado.
Queimadas no Mato Grosso
Queimadas no Mato Grosso

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso foi o estado brasileiro mais afetado por incêndios nos primeiros oito meses do ano, com 16.458 focos registrados até 31 de agosto, representando 19,5% do total nacional. Parques e terras indígenas foram particularmente afetados.

Apesar das chuvas acima da média em agosto, o fogo continuou a se alastrar. Comparando julho, com 1919 focos, com agosto, que teve 7699, houve um aumento de mais de 300%. Em agosto, apenas Pará e Amazonas tiveram mais incêndios, principalmente na Floresta Amazônica.

No Mato Grosso, o bioma mais afetado em agosto foi a Amazônia, com 77% dos focos, seguido pelo Cerrado, com 22,3%, e o Pantanal, com 0,3%. Os municípios com mais registros foram Colniza (1361 focos), Aripuanã (528 focos), Apiacás (417 focos) e União do Sul (408 focos).

Os dados do Inpe mostram que, entre janeiro e agosto de 2022, Mato Grosso teve 18% mais focos de incêndio do que no mesmo período de 2021. Muitos desses incêndios ocorreram em Terras Indígenas (TIs) e áreas de preservação, com a TI Parabubure, TI Paresi e o Parque Indígena no Xingu sendo os mais afetados.

O Instituto Centro de Vida (ICV), usando dados da plataforma Global Fire Emission Database (GFED/NASA), também destacou o risco na Estação Ecológica do Rio Roosevelt, onde 1 mil hectares foram queimados. A Reserva Extrativista Guariba/Roosevelt, uma unidade de conservação de uso sustentável, foi a mais afetada, com 5,1 mil hectares queimados.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo