Hora Brasileira

Melhorias no SNS Português

Melhorias no SNS Português

O SNS de Portugal enfrenta um momento crítico: embora haja melhorias nos tempos de espera, a renovação das horas extras está em risco, alerta a APAH.

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) destacou melhorias nos tempos de espera das urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portugal. No entanto, há preocupações crescentes com a sustentabilidade da renovação das horas extraordinárias dos médicos.

Xavier Barreto, presidente da APAH, expressou otimismo cauteloso, mencionando que a melhoria nos tempos de espera foi possível devido ao regresso dos médicos às horas extraordinárias, reduzindo assim as falhas nas escalas de urgência. Contudo, Barreto ressaltou que o ‘plafond’ das 150 horas extra anuais está a esgotar-se lentamente, antevendo problemas futuros.

Ele enfatizou a necessidade de medidas preventivas para atenuar o impacto dessa situação. Barreto argumentou que a experiência recente deveria servir de lição, sugerindo uma reorganização da rede hospitalar para minimizar os danos aos pacientes.

Portugal atravessa um período desafiador, onde a reestruturação da rede de urgências é complicada, mas necessária. Barreto destacou a dificuldade em garantir um número suficiente de camas de internamento, enfermaria e cuidados intensivos.

Ele mencionou a inviabilidade de contratar 4.000 médicos necessários para fortalecer o SNS, destacando a preferência por esta solução em detrimento do pagamento de horas extras.

Recentemente, o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, teve suas urgências fechadas temporariamente, provocando um protesto organizado pela comissão de utentes do hospital. A Lusa tentou contactar o hospital para comentários sobre o fecho das urgências e o protesto, mas não obteve resposta até o momento.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo