Hora Brasileira

Milhares fogem de casa quando o mortal tufão Doksuri encharca Pequim e uma segunda tempestade se aproxima da China

Milhares fogem de casa quando o mortal tufão Doksuri encharca Pequim e uma segunda tempestade se aproxima da China

Dezenas de milhares de pessoas fugiram de suas casas em Pequim depois que o tufão Doksuri, uma das tempestades mais fortes em anos, despejou chuvas torrenciais na China e deixou pelo menos quatro mortos, enquanto os meteorologistas alertavam que outra tempestade com nível de furacão estava a caminho.
A civilian rescue team help flood-stranded people onto a rubber boat in Quanzhou in southeast China's Fujian province on July 29, 2023.
A civilian rescue team help flood-stranded people onto a rubber boat in Quanzhou in southeast China's Fujian province on July 29, 2023.

Como grande parte do mundo, a China está se recuperando de eventos climáticos extremos neste verão. Ondas de calor devastaram a China mais cedo do que o normal este ano, enquanto recordes foram estabelecidos em todo o mundo para temperaturas globais, calor oceânico e perda de gelo marinho.

Doksuri atingiu a província costeira de Fujian, no sudeste, no final da semana passada, enfraquecendo enquanto avançava para o norte, mas trazendo grandes quantidades de chuva para pelo menos cinco províncias do norte da China desde sábado.

Mais de 31.000 pessoas foram evacuadas da capital chinesa na noite de domingo, informou a emissora estatal CCTV. Outro meio milhão de pessoas em Fujian foram forçadas a evacuar devido às inundações, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

A Xinhua relatou duas mortes pela tempestade em Pequim na segunda-feira, enquanto outras duas mortes foram registradas na província de Liaoning, no nordeste, segundo a CCTV.

A precipitação em Pequim pode quebrar recordes, já que quase 40 polegadas de chuva devem cair sobre as partes do sudoeste da capital e da província vizinha de Hebei, de acordo com a Administração Meteorológica da China na segunda-feira.

Espera-se que fortes chuvas continuem até terça-feira, aumentando as preocupações com inundações perigosas e deslizamentos de terra.

Na segunda-feira, nove distritos de Pequim estavam sob alerta vermelho de tempestade, o mais alto no mecanismo de alerta do país, enquanto o sinal meteorológico foi rebaixado para o segundo nível mais alto em outras partes. Pelo menos 95 outros avisos meteorológicos foram emitidos em todo o país.

As fortes chuvas levaram ao fechamento temporário de várias ferrovias e rodovias da capital, enquanto as escolas também permaneceram fechadas e as pessoas foram orientadas a ficar em casa.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo