Hora Brasileira

Não há sobreviventes do submarino desaparecido do Titanic – OceanGate

Publicidade

Não há sobreviventes do submarino desaparecido do Titanic – OceanGate

As cinco pessoas a bordo de um submarino desaparecido são consideradas mortas, de acordo com a empresa proprietária do veículo, trazendo um final sombrio na quinta-feira para a enorme busca pelo veículo que se perdeu durante uma viagem ao Titanic.
The Titan Submersible
The Titan Submersible

“Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um espírito distinto de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo”, disse a OceanGate Expeditions em um comunicado. “Nossos corações estão com essas cinco almas e cada membro de suas famílias durante este momento trágico.”

A declaração da OceanGate veio apenas minutos depois que a CNN disse que os destroços encontrados no fundo do oceano na quinta-feira perto do naufrágio do Titanic foram avaliados como sendo do submarino, citando um documento interno da Guarda Costeira dos EUA.

Um robô submarino não tripulado, implantado de um navio canadense, descobriu um “campo de destroços” perto de onde o naufrágio centenário está localizado, a 2-1/2 milhas (4 km) abaixo da superfície, disse a Guarda Costeira dos EUA anteriormente no Twitter. A agência marcou uma coletiva de imprensa para as 15h ET (1900 GMT) para discutir as descobertas.

Equipes de resgate de vários países passaram dias procurando milhares de milhas quadradas de mares abertos com aviões e navios em busca de qualquer sinal do Titan de 22 pés (6,7 metros), operado pela OceanGate Expeditions, com sede nos EUA.

O submarino perdeu contato na manhã de domingo com seu navio de apoio cerca de uma hora e 45 minutos em uma descida que deveria ter durado duas horas.

As cinco pessoas a bordo incluíam o bilionário e explorador britânico Hamish Harding, 58; o magnata dos negócios nascido no Paquistão, Shahzada Dawood, 48, e seu filho de 19 anos, Suleman, ambos cidadãos britânicos; o oceanógrafo francês e especialista em Titanic Paul-Henri Nargeolet, 77, que visitou o naufrágio dezenas de vezes; e Stockton Rush, o fundador e CEO americano da OceanGate, que estava pilotando o submarino.

“Ele está onde realmente amava estar”, disse a filha de Nargeolet, Sidonie, na quinta-feira antes do anúncio da descoberta dos destroços.

A detecção de ruídos subaquáticos na terça e quarta-feira usando bóias sonares lançadas de aeronaves canadenses ofereceu temporariamente a esperança de que as pessoas a bordo do submarino estivessem vivas e tentando se comunicar batendo no casco.

Mas os oficiais alertaram que a análise do som era inconclusiva e que os ruídos podem não ter emanado do Titan.

Mesmo que o Titan estivesse intacto, o suprimento de ar a bordo foi estimado em 96 horas quando entrou na água no domingo por volta das 8h (1200 GMT), o que significa que os ocupantes prov

avelmente teriam ficado sem oxigênio na manhã de quinta-feira.

O Titanic, que afundou em 1912 em sua viagem inaugural após atingir um iceberg, matando mais de 1.500 pessoas, fica a cerca de 900 milhas (1.450 km) a leste de Cape Cod, Massachusetts, e 400 milhas (640 km) ao sul de St. John’s, Newfoundland.

A expedição ao naufrágio, que a OceanGate vem operando desde 2021, custa $250.000 por pessoa, de acordo com o site da OceanGate.

Perguntas sobre a segurança do Titan foram levantadas em 2018 durante um simpósio de especialistas da indústria de submarinos e em um processo pelo ex-chefe de operações marítimas da OceanGate, que foi resolvido no mesmo ano.

A busca abrangente cobriu mais de 10.000 milhas quadradas de oceano – cerca do tamanho do estado americano de Massachusetts. Na quinta-feira, a implantação de dois veículos submarinos especializados não tripulados expandiu o esforço para as profundezas do oceano, onde a imensa pressão e a escuridão total prometiam complicar qualquer missão de resgate.

O submarino desaparecido e a subsequente busca capturaram a atenção mundial, em parte devido à mitologia em torno do Titanic. O transatlântico britânico “inafundável” inspirou relatos de não ficção e ficção por um século, incluindo o filme de sucesso de 1998 de James Cameron, que reacendeu o interesse popular na história.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo