Hora Brasileira

Netanyahu dissolve gabinete de guerra após pressão interna

Publicidade

Netanyahu dissolve gabinete de guerra após pressão interna

A decisão veio após a saída de Benny Gantz e pressão da ala radical do governo.
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, dissolveu o gabinete de guerra após a saída do ex-general centrista Benny Gantz e a pressão da ala de extrema direita da coalizão governamental. A decisão foi divulgada por agências de notícias nesta segunda-feira (17).

Após a saída de Gantz, anunciada no dia 9, espera-se que Netanyahu mantenha consultas sobre a guerra de Gaza com um grupo restrito de ministros, incluindo o ministro da Defesa, Yoav Gallant, e o ministro dos Assuntos Estratégicos, Ron Dermer.

Netanyahu enfrenta exigências dos aliados nacionalistas-religiosos, como o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, e o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, para inclusão no gabinete de guerra, o que poderia aumentar as tensões com parceiros internacionais.

No domingo, as Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram uma pausa nos bombardeios a Gaza para permitir a entrada de ajuda humanitária. A medida, exigida por aliados internacionais como os EUA, irritou os ministros radicais do governo.

A guerra entre Israel e Hamas começou em outubro de 2023, em resposta aos ataques terroristas de 7 de outubro pelo grupo palestino, que causaram cerca de 1.200 mortes. Desde então, a ação militar israelense em Gaza resultou em 37 mil mortes, incluindo 15 mil crianças, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo