A partir de 10 de janeiro, viajantes americanos que planejam uma escapada de inverno para o Rio de Janeiro terão que cumprir novas regras impostas pelo governo brasileiro. Isso inclui a apresentação de extratos bancários que comprovem a posse de pelo menos US$ 2.000 em suas contas bancárias.
Processo de Solicitação de Visto:
Para viajar para o Brasil, os americanos precisarão preencher um formulário online e pagar $80. Em troca, receberão um visto que permite a entrada no país por 10 anos. O blog de viagens View From the Wing destacou essas novas exigências.
Requisitos de Viagem:
Além da prova financeira, os turistas também devem apresentar reservas de voo com horários de chegada e partida especificados para serem aprovados para o visto.
Mudança nas Isenções de Visto:
O governo brasileiro revogou uma isenção de visto de 2019 que beneficiava viajantes dos EUA, Canadá, Austrália e Japão. O ex-presidente Jair Bolsonaro havia removido as restrições de viagem para incentivar o turismo em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
Negociações de Vistos:
Em setembro, o governo brasileiro anunciou que consideraria reverter as exigências somente se os Estados Unidos flexibilizassem suas próprias regras rigorosas de visto para cidadãos brasileiros. Um acordo semelhante já foi fechado com o Japão, cujos cidadãos podem entrar no Brasil sem visto.
Impacto no Turismo:
Não está claro como as novas regras de visto afetarão o turismo internacional no Brasil. O país registrou um aumento de 74% no número de viajantes entre janeiro e outubro deste ano, segundo informações da TravelPulse.