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O ChatGPT está aqui, gostando ou não, ja não se pode voltar atraz. A questão agora é como nós, educadores, a usamos.

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O ChatGPT está aqui, gostando ou não, ja não se pode voltar atraz. A questão agora é como nós, educadores, a usamos.

Caso você tenha perdido todo o burburinho, o ChatGPT é um novo e avançado chatbot lançado pela OpenAI em novembro de 2022 que pode entender, responder e conversar com usuários de maneira semelhante aos humanos - pode até responder a perguntas, contar histórias, participar de conversas e fazer dever de casa.

Devido a essas capacidades avançadas, tem sido amplamente discutido e escrito, particularmente no campo da educação, onde alguns especialistas preveem que poderia interromper as práticas de ensino consagradas pelo tempo. Na verdade, alguns dos prognósticos mais terríveis sugerem que o ChatGPT poderia alterar irrevogavelmente a maneira como os educadores ensinam a escrever, atribuem e avaliam os deveres de casa e detectam e monitoram trapaças e plágios.

O próprio ChatGPT é uma ferramenta neutra e a forma como é utilizada depende das intenções de quem a utiliza

Embora seja compreensível que o surgimento do ChatGPT tenha gerado tal especulação, é importante lembrar que a tecnologia não é inerentemente boa ou má. O próprio ChatGPT é uma ferramenta neutra e a forma como é utilizada depende das intenções de quem a utiliza.

A história nos mostrou que, quando usadas apropriadamente e com discrição, as tecnologias geralmente melhoram a educação em vez de prejudicá-la. Um exemplo é a calculadora, que inicialmente se temia por inibir a aprendizagem dos alunos e a retenção da aritmética, mas provou ser uma ferramenta valiosa para auxiliar no pensamento computacional. Na mesma linha, podemos pensar no ChatGPT como uma “calculadora para as humanidades”. Ao automatizar tarefas de pensamento de ordem inferior (como recordação básica, classificações, comparações e resumos), os alunos podem gastar mais tempo e esforço concentrando-se em tarefas conceituais complexas e desenvolvendo habilidades de pensamento de ordem superior, como análise, síntese e avaliação.

Obviamente, ferramentas como calculadoras devem ser usadas a critério do professor. Assim como os alunos perguntam ao professor de matemática se podem usar uma calculadora em testes ou trabalhos de casa, eles podem em breve perguntar ao professor de português se podem usar o ChatGPT em suas tarefas. Então, como os educadores podem ajudar os alunos a entender os usos apropriados do ChatGPT?

Abraçando o ChatGPT como uma oportunidade de ensino

Os alunos tendem a abordar novas tecnologias através de uma lente de jogo e experimentação, buscando descobrir capacidades e limitações por meio de tentativa e erro. Apesar da noção de alunos como “nativos digitais”, é importante reconhecer que os alunos não entendem inerentemente como usar ferramentas como o ChatGPT para fins acadêmicos. É nessa perspectiva que o ChatGPT abre oportunidades para que os educadores ensinem os alunos sobre essas ferramentas – para ter conversas importantes com os alunos sobre os poderes, limitações e usos éticos de ferramentas tecnológicas avançadas em contextos educacionais.

O medo de uma pequena minoria de alunos fazer mau uso da tecnologia não deve nos impedir de abraçar seu potencial produtivo para a maioria dos alunos

Como educadores, nosso medo de que uma pequena minoria de alunos faça mau uso da tecnologia não deve nos impedir de abraçar seu potencial produtivo para a maioria dos alunos. Para garantir que nossos alunos intrépidos e bem-intencionados não estejam aplicando incorretamente o ChatGPT, nosso objetivo deve ser educá-los sobre os horários, motivos e métodos apropriados para usá-lo, como ajudar em um brainstorm generativo ou esboçar um ensaio. Juntamente com as considerações de uso adequado, os alunos devem aprender habilidades – como corroborar informações e citar fontes com precisão – relacionadas às considerações e implicações éticas associadas ao uso do ChatGPT.

Quatro maneiras de usar o ChatGPT na sala de aula

Como educadores, podemos configurar condições de sala de aula estruturadas e seguras que permitam aos alunos explorar e experimentar a IA em um ambiente de aprendizado prático. Onde leciono, procuramos fazer exatamente isso. Experimentamos vários métodos para incorporar o ChatGPT à sala de aula, usando aulas que oferecem aos alunos uma experiência prática para aprender e testar essa nova tecnologia. Aqui é onde começamos:

1. Torne a gramática mais dinâmica

Do Deep Blue ao Watson, os humanos adoram competir com a IA. Os educadores podem aproveitar esse motivador usando o ChatGPT para ajudar os alunos a se envolverem genuinamente nas aulas de gramática. Ao incorporar a tecnologia ChatGPT na colaboração entre colegas e na instrução direta, os educadores podem tornar o aprendizado da gramática um processo mais interativo para os alunos.

Comece fornecendo a seus alunos um texto que contenha vários erros gramaticais. Faça com que os alunos editem colaborativamente este texto por meio de um formato de discussão facilitado pelo aluno em toda a classe, como uma abordagem de seminário socrático.

Em seguida, pegue o texto original e insira-o no ChatGPT para ser editado. À medida que o ChatGPT fornece suas correções, faça com que a turma trabalhe em pequenos grupos para revisar e avaliar criticamente as respostas do programa. Nesses grupos, os alunos devem discutir a precisão das correções do ChatGPT, incluindo pontos de divergência e convergência entre suas próprias edições e as da IA.

No final da aula, reúna a classe e forneça um período de instrução corretiva. Durante esse tempo, concentre-se em comparar e contrastar a produção de seus alunos com a do ChatGPT.

Esse período de instrução corretiva pode ajudar os alunos a digerir questões gramaticais, bem como a entender melhor os recursos e as limitações da tecnologia. Esta atividade cria uma aula de gramática dinâmica e interativa que permite que os alunos aprendam com seus colegas, IA e com você – e é uma abordagem de ensino que aproveita momentos de incongruência, que comprovadamente resultam em informações mais profundamente incorporadas aos alunos ‘ memória de longo prazo.

2. Crie guias de estudo

Elaborar guias de estudo eficazes que atendam às necessidades de cada aluno pode ser um desafio para os professores. Ao mesmo tempo, se os alunos criarem seus próprios guias de estudo, eles podem não ser bem organizados ou necessariamente precisos. O ChatGPT pode ajudar a resolver esse problema, gerando guias de estudo personalizados de acordo com as necessidades dos alunos.

Como apenas um exemplo, um professor pode escolher uma parte da escrita do aluno, inseri-la no ChatGPT e fazer com que a ferramenta gere um guia personalizado sobre as habilidades de escrita nas quais o aluno pode trabalhar. Um guia como este pode incluir resumos de conceitos-chave, recursos recomendados e instruções práticas. Dessa forma, os educadores podem usar o ChatGPT para gerar uma resposta individualizada ao trabalho de um aluno que não apenas aborde as áreas a serem melhoradas, mas também forneça materiais que promovam o aprendizado do aluno.

Assim como nas aulas de gramática, os guias de estudo gerados por IA oferecem oportunidades para o envolvimento e interação do aluno. Os alunos podem usar o guia de estudo de maneira dialógica, fazendo perguntas de acompanhamento do ChatGPT que podem personalizar ainda mais o guia com base nas necessidades e habilidades individuais de cada aluno.

Em seguida, os professores podem se reunir com os alunos para corroborar a veracidade e precisão das trocas de alunos com o ChatGPT. Desta forma, o ChatGPT cria um guia de estudo responsivo e adaptável, ajudando os alunos a aprofundar sua compreensão enquanto diminui a carga dos professores para criar todos os materiais de aprendizagem.

Como uma etapa adicional, o ChatGPT pode gerar exames práticos e questionários semelhantes em formato e dificuldade aos exames reais que os alunos farão. Um professor pode inserir um exame sobre qualquer tópico no ChatGPT, e o ChatGPT gerará um teste prático com base nas informações fornecidas. Mais uma vez, isso economiza o tempo dos professores na geração de materiais do zero e pode ajudar a adaptar avaliações, guias e feedback para o que os alunos mais precisam.

3. Sala de aula invertida.

Após três anos de aprendizado pandêmico, é mais importante do que nunca que os professores promovam um senso de comunidade e conexão nas salas de aula. Uma maneira de fazer isso é incorporar mais elementos colaborativos nas aulas, que é onde a abordagem da sala de aula invertida pode ser eficaz. Uma sala de aula invertida permite que os alunos aprendam novos materiais de forma independente e, em seguida, venham para a aula prontos para participar de atividades interativas.

Aproveitando as habilidades generativas do ChatGPT descritas acima, os professores podem criar conteúdo adaptável para uma abordagem de sala de aula invertida. Um exemplo dessa abordagem seria um professor introduzir um tópico em sala de aula e fazer com que os alunos passassem o tempo de aula desenvolvendo uma questão de pesquisa viável e específica relacionada a esse tópico.

Como lição de casa, os alunos podem inserir suas perguntas no ChatGPT para gerar uma resposta personalizada que permite que os alunos conduzam suas próprias pesquisas. Em vez de confiar em uma seleção selecionada de recursos fornecidos pelo professor ou vasculhar páginas de informações no Google que podem ou não ser relevantes para as necessidades de pesquisa dos alunos, o ChatGPT pode responder melhor aos interesses de pesquisa específicos dos alunos.

O ChatGPT ajuda os alunos a irem direto às informações relevantes, simplificando o processo de coleta de informações para que os alunos possam gastar mais tempo e esforço analisando as informações e se aprofundando nos aspectos que despertam seu interesse.

Por exemplo, um aluno pode estar interessado em estudar o impacto das mídias sociais na política. Eles poderiam inserir esse amplo tópico no ChatGPT para reunir uma ampla gama de informações e dados rapidamente.

Em seguida, eles poderiam passar imediatamente para tarefas de pensamento de ordem superior, como analisar os resultados do ChatGPT e aprofundar os subtópicos: como as plataformas de mídia social são usadas para influenciar a opinião pública, o papel da mídia social em campanhas políticas ou o impacto da mídia social em polarização política, por exemplo.

Ao automatizar o processo inicial de coleta de informações, o ChatGPT permite que o aluno desenvolva habilidades para analisar materiais de pesquisa, vetar recursos, identificar padrões de informações e tirar suas próprias conclusões sobre um tópico. Em preparação para a aula do dia seguinte, o aluno pode sintetizar essas descobertas aprofundadas e preparar uma apresentação para compartilhar sua pesquisa com os colegas.

Quando os alunos compartilham seu resumo com o restante da turma durante a próxima aula, eles apresentam informações mais adequadas e mais relevantes para seu ângulo específico sobre o tópico de toda a turma. À medida que cada aluno compartilha suas descobertas, toda a classe obtém uma compreensão mais profunda, rica e diversificada do tópico representado a partir de várias perspectivas únicas.

4. Desenvolver habilidades de alfabetização informacional

A alfabetização informacional é uma das habilidades mais importantes para os alunos desenvolverem. Com a vasta quantidade de informações disponíveis on-line, é crucial que os alunos sejam capazes de avaliar as fontes de forma crítica, diferenciar entre fontes confiáveis e não confiáveis e usar a tecnologia de maneira eficaz para acessar e analisar as informações.

O desenvolvimento de habilidades de alfabetização informacional não apenas ajuda os alunos a ter sucesso acadêmico, mas também os prepara melhor para futuras carreiras e vidas pessoais impactadas por tecnologias em constante evolução.

O ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar os professores a desenvolver habilidades de alfabetização informacional na sala de aula. Uma lição de exemplo se baseia diretamente na abordagem da sala de aula invertida. Depois que os alunos usaram o ChatGPT para gerar uma resposta adaptada à sua pergunta de pesquisa, os professores podem usar esse momento para mostrar aos alunos como avaliar a validade, credibilidade e veracidade das informações geradas pela IA.

O professor pode então fazer com que os alunos trabalhem em pequenos grupos para usar bancos de dados para avaliar e comparar as informações geradas pelo ChatGPT com as fontes online existentes.

Muito parecido com a aula de gramática, esse processo ajuda os alunos a reconhecer momentos de incongruência e sinalizar esses momentos, que eles podem avaliar quanto à credibilidade, ajudando os alunos a aprender como identificar possíveis vieses e imprecisões nas informações on-line.

Potencial transformacional

Os quatro usos mencionados acima são apenas pontos de partida. À medida que os educadores continuam a explorar e integrar o ChatGPT na sala de aula, descobriremos várias maneiras de melhor utilizá-lo para atender às necessidades exclusivas de nossos alunos.

Usado apropriadamente e com imaginação, o ChatGPT tem o potencial de aumentar, aprimorar e enriquecer as experiências educacionais dos alunos. Mas, em última análise, seu potencial de transformação só será realizado se os educadores optarem por adotar e integrar essa tecnologia em escolas, salas de aula e aulas.

Em resumo, vamos nos concentrar em como podemos aproveitar o ChatGPT para melhorar o ensino e a aprendizagem.

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