Hora Brasileira

Operação Lesa Pátria: Buscas Envolvem Deputado Carlos Jordy e Grupos Golpistas

Publicidade

Operação Lesa Pátria: Buscas Envolvem Deputado Carlos Jordy e Grupos Golpistas

Investigações da PF envolvem deputado Carlos Jordy e grupos radicais em atos antidemocráticos, com buscas e apreensões em várias regiões do Brasil.
PF diz que Carlos Jordy orientou organizadores de bloqueios e acampamentos
PF diz que Carlos Jordy orientou organizadores de bloqueios e acampamentos

Alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) é investigado por trocar mensagens com um grupo de golpistas no Rio de Janeiro. Essas trocas incluem orientações sobre atos antidemocráticos, segundo informações obtidas pelo blog e que constam no inquérito da PF.

A Operação Lesa Pátria e Seus Alvos

A operação Lesa Pátria, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), visa apurar envolvimentos em atos golpistas, incluindo bloqueios de rodovias. Além de Jordy, outros oito mandados estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro e dois no Distrito Federal, envolvendo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Associação Brasileira de Patriotas Sob Investigação:

Um dos focos da investigação é a “Associação Brasileira de Patriotas”, um grupo extremista ligado a atos golpistas. Apesar de aparecerem em fotos com membros da família Bolsonaro, eles não são alvos desta fase da operação.

Ações da PF na Câmara dos Deputados:

Na manhã da operação, a PF conduziu buscas no edifício-sede da Câmara dos Deputados, em Brasília. As buscas incluíram o gabinete do deputado Jordy, com a colaboração da Secretaria-Geral da Câmara.

Jordy Confirma Buscas e Nega Envolvimento:

Carlos Jordy confirmou as buscas em sua residência, onde foram apreendidos uma arma e dinheiro. Ele nega qualquer participação ou incentivo a atos golpistas, afirmando não ter apoiado as manifestações antidemocráticas.

Objetivo da Operação Lesa Pátria:

Esta fase da operação, a 24ª desde o início, busca identificar os mentores, financiadores e incitadores dos atos antidemocráticos ocorridos entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, que incluíram bloqueios de rodovias e depredações em Brasília.

Balanço da Operação:

Até o momento, a operação Lesa Pátria resultou em 97 mandados de prisão preventiva, 313 de busca e apreensão, e a apreensão de bens avaliados em milhões de reais, incluindo veículos e ônibus.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo