Hora Brasileira

Otimismo Global Cresce em Relação à Economia Brasileira, Segundo The Economist

Otimismo Global Cresce em Relação à Economia Brasileira, Segundo The Economist

Investidores internacionais estão cada vez mais otimistas com a economia brasileira, impulsionados por reformas, desempenho ministerial e fatores externos favoráveis, conforme relata a revista The Economist.
Otimismo Global Cresce em Relação à Economia Brasileira, Segundo The Economist
Otimismo Global Cresce em Relação à Economia Brasileira, Segundo The Economist

Otimismo dos Investidores:

Investidores estão ficando mais otimistas com o Brasil, diz Economist. De acordo com a revista britânica, o bom desempenho do ministro Haddad, o avanço de reformas e a sorte estão entre os fatores que estão ajudando a melhorar as expectativas para o país.

Análise da The Economist:

Passados os primeiros seis meses do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Brasil vê o otimismo de investidores globais com o país crescer, apesar da desconfiança inicial. A análise é da revista britânica The Economist, que publicou um artigo intitulado “Investidores estão cada vez mais otimistas com a economia do Brasil”.

Fatores de Otimismo:

Entre os fatores mencionados pela publicação, estão um “ministro da Fazenda eficiente”, em menção à aprovação crescente de investidores a Fernando Haddad, o avanço das reformas tributária e fiscal que o próprio Haddad ajudou a emplacar e, também, um pouco de sorte — já que “a melhora da riqueza no Brasil é, em parte, resultado de coisas que fogem do controle de Lula”.

Fatores Externos:

Entre esses fatores externos, a revista menciona o aumento global do preço de alimentos exportados pelo Brasil, como a soja, e até mesmo reformas feitas pelo governo anterior, de Jair Bolsonaro, caso do projeto de 2021 que consolidou a autonomia do Banco Central (BC) no país.

Avaliação Positiva:

Entre os sinais desse crescente otimismo, a Economist cita a recente elevação na nota de crédito do Brasil pela agência Fitch “o primeiro desde que o país foi rebaixado em 2018”, o crescimento de investimentos estrangeiros no Brasil e a também a melhora na aprovação do governo e de Haddad medida por pesquisas.

Haddad e as Reformas:

“Várias políticas do governo Lula também animaram os investidores”, diz o texto da Economist. “Muitos economistas creditam a Fernando Haddad, ministro da Fazenda, grande parte do otimismo. É ele que está por trás das duas grandes reformas que podem ajudar a estabilizar o Brasil.”

Reforma Tributária:

Quanto à reforma tributária, a publicação diz que ela é “muito necessária” e destaca a complexidade do sistema atual. “Atualmente, o governo federal, os 27 estados e os mais de 5000 municípios definem seus próprios tributos. Em 2019, o Banco Mundial estimou que as empresas perdem 1500 horas por ano para cumprir a legislação tributária brasileira, comparado a uma média mundial de 233 horas.”

Desafios e Perspectivas:

O texto lembra, entretanto, que em ambos os casos há ainda riscos e lacunas que ainda precisam ser preenchidas. “Embora o crescimento tenha se recuperado desde o fim da pandemia em 2021, ficou muito atrás de países como China ou Índia”, pontua a reportagem. “O cenário global e os feitos de Haddad estão aumentando o otimismo dos investidores agora. Mas será necessária uma boa política consistente para reverter a tendência de longo prazo do Brasil”, conclui.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo