Hora Brasileira

Perspectivas de Trégua em Gaza: Desafios e Diálogos

Publicidade

Perspectivas de Trégua em Gaza: Desafios e Diálogos

Presidente dos EUA, Joe Biden, indica possibilidade de trégua em Gaza durante o mês sagrado do Ramadã, enquanto Israel e Hamas mostram cautela quanto a um acordo iminente.
Presidente Americano Joe Biden
Presidente Americano Joe Biden

O Presidente dos EUA, Joe Biden, sugeriu que uma trégua em Gaza poderia estar próxima, mencionando que Israel concordou em pausar sua ofensiva durante o próximo mês sagrado do Ramadã, caso um acordo para a liberação de alguns reféns mantidos pelo Hamas seja alcançado. No entanto, tanto Israel quanto o Hamas minimizaram a ideia de que um avanço estava iminente.

A campanha aérea, marítima e terrestre de Israel em Gaza, desencadeada após um ataque do Hamas em 7 de outubro, resultou em dezenas de milhares de mortes, devastação de áreas urbanas, deslocamento de 80% da população e preocupações com uma possível fome, conforme alertado pela ONU. A perspectiva de uma invasão de Rafah gerou alarme global sobre o destino dos civis.

Negociadores dos Estados Unidos, Egito e Catar trabalham para intermediar um cessar-fogo que envolveria a liberação de reféns pelo Hamas em troca da soltura de prisioneiros palestinos, uma pausa de seis semanas nos combates e aumento nas entregas de ajuda a Gaza. O início do Ramadã é visto como um prazo não oficial para o acordo.

Enquanto Biden manifesta esperança em um acordo de cessar-fogo até a próxima semana, não pede explicitamente o fim da guerra, desencadeada por ataques do Hamas. Autoridades israelenses expressaram surpresa com os comentários de Biden, não coordenados com a liderança do país. Um oficial do Hamas indicou que a resistência não está interessada em ceder em suas demandas.

A otimismo cauteloso marca as conversas, com o Catar expressando esperança e o Egito detalhando um acordo proposto que inclui a liberação de reféns em troca de prisioneiros palestinos. Biden deixa a porta aberta para uma ofensiva terrestre israelense em Rafah, parte da estratégia de Israel para derrotar o Hamas, apesar do alto custo humano da ofensiva em Gaza.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo