Hora Brasileira

Petrobras estuda novos projetos de energia eólica offshore

Petrobras estuda novos projetos de energia eólica offshore

A gigante estatal de petróleo e gás do Brasil, Petrobras, vai considerar sete projetos de energia eólica na costa brasileira.

Os potenciais parques eólicos estão localizados na costa dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, e podem gerar 14,5 GW de energia. A avaliação será realizada em conjunto com a Equinor, empresa que atua no país desde 2001, e deve levar em consideração cenários técnicos, econômicos e ambientais.

“O acordo abrirá caminho para uma nova fronteira de energia limpa e renovável no Brasil, pois aproveita o grande potencial eólico offshore de nosso país e nos impulsiona para a transição energética”, disse o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates.

Transição energética

A Petrobras pretende neutralizar as emissões de gases de efeito estufa nas atividades sob seu controle até 2050. A energia eólica offshore está entre as principais prioridades do plano estratégico 2023-2027 e tem papel fundamental na diversificação da matriz energética brasileira.

Entre suas principais vantagens, informou a empresa, estão a alta velocidade e estabilidade dos ventos offshore, que não são afetados por barreiras geográficas naturais ou desenvolvimentos urbanos.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo