Hora Brasileira

PF cumpre mandado de Moraes contra Carla Zambelli: apreensões e sigilo bancário afastado

PF cumpre mandado de Moraes contra Carla Zambelli: apreensões e sigilo bancário afastado

O ministro Alexandre de Moraes emitiu mandado contra Carla Zambelli, resultando na apreensão de bens, o afastamento do sigilo bancário e a prisão do hacker Walter Delgatti.
Deputada Carla Zambelli - PL-SP
Deputada Carla Zambelli - PL-SP

Decisão de Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a apreensão de armas, celulares e outros bens, e afastou o sigilo bancário da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão de Moraes foi assinada em 1º de agosto e estava em sigilo. Depois das diligências, o ministro tornou público o documento.

Detalhes do Mandado

“O ministro Alexandre de Moraes, relator, nos termos dos artigos 240 a 250 do Código de Processo Penal e da decisão proferida nos autos em epígrafe, manda o Departamento de Polícia Federal – DPF proceder à busca e apreensão de armas, munições, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos, passaporte, bem como de quaisquer outros materiais relacionados aos fatos investigados”, escreve o mandado contra Zambelli.

Local da Busca

Foram indicados três endereços da deputada: uma residência e seu gabinete, em Brasília, e outro endereço em Mairiporã, no interior de São Paulo. Além disso, Moraes também autorizou a PF a verificar a existência de “eventuais cômodos secretos ou salas reservadas” nos endereços.

Análise dos Itens Apreendidos

Moraes também autorizou os agentes a terem acesso e a analisarem o conteúdo do que foi apreendido, como dados, arquivos eletrônicos, mensagens eletrônicas e e-mails, que estejam armazenado em computadores, servidores, redes, “inclusive serviços digitais de armazenamento em nuvem”.

Sigilo Bancário e Discrição Policial

O ministro ainda afastou o sigilo bancário de Zambelli, referente ao período de junho de 2022 a junho de 2023. O mandado assinado por Moraes também afirma que a “autoridade policial responsável pelo cumprimento dos mandados deverá evitar a exposição indevida, especialmente no cumprimento da medida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática; ficando ao seu critério a utilização ou não de uniforme e respectivos armamentos necessários à execução da ordem”.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo